Modelo de Gerenciamento de Águas é apresentado no GeoCeará

30 de maio de 2019 - 09:14

O presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), João Lúcio Farias, proferiu, nesta quarta-feira (29.05), palestra sobre “O Gerenciamento de Águas no Ceará”. A plateia, formada por geólogos, professores e estudantes de Geologia, teve acesso a um panorama da história da gestão dos recursos hídricos no Ceará, com destaque para o momento atual, no qual o Ceará atravessa a seca mais sevará de sua história. A palestra, compôs a programação do “GeoCeará 2019” – evento que, neste ano, marca os 50 anos da Geologia no Ceará.

“Foi muito gratificante voltar à academia. Trouxemos aqui um apanhado geral do trabalho da Cogerh, com foco especial nos nossos projetos voltados para o aproveitamento da água subterrânea”, explicou João Lúcio Farias. “Foi também o momento oportuno para deixar o convite para que professores e estudantes estreitem a relação com a companhia, visitando nossos trabalhos em desenvolvimento e conhecendo nossos projetos, que estão disponíveis no portal da Cogerh”.
Para o professor Itabaraci Nazareno Cavalcanti – da graduação e pós-graduação do Departamento de Geologia da UFC e um dos organizadores do evento, “ao abrir os dados da Cogerh, João Lúcio possibilitou que nós pesquisadores víssemos que aquilo que falamos teoricamente na sala de aula é traduzido em termos práticos pela companhia.” Ainda segundo ele, “ao franquear os projetos desenvolvidos pela Cogerh para serem visitados, João Lúcio abre o trabalho para toda comunidade técnico-científica não só do Ceará, mas de todo om País. Isso é extramente gratificante.”

O GeoCeará

O GeoCeará 2019 prossegue até esta sexta-feira (31.05). O evento, que acontece concomitantemente na Universidade Federal do Ceará e na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), marca os 50 anos da Geologia Ceará e inclui a XXIV Semana da Geologia e V Simpósio da Pós-Graduação em Geologia.

Fonte: Ascom Cogerh