Cogerh define Plano de Operação para alocação de água

20 de junho de 2018 - 14:20

Foram discutidas ações sobre o volume de água da região

Com o objetivo de planejar participativamente o uso da água e sua distribuição ao longo do segundo semestre do ano, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)/ Gerência Crato, realizou reuniões de Alocação Negociativa de Água dos Açudes dos Prazeres, em Barro e Cachoeira, município de Aurora. O evento foi realizado durante os dias 15 e 16 de julho.

A reunião do açude Prazeres, que ocorreu na Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Antônio Leite Tavares, no distrito de Iara, teve início com um momento reflexivo acerca da atual situação de escassez que se desdobra em novos desafios e pela busca de novas atualizações. Em seguida, foram apontados os atuais dados técnicos da Bacia do Salgado e as três propostas de simulações para operar o açude Prazeres, sendo vazões de 150 l/s, 130 l/s e 100 l/s.

A reunião contou com a participação de 101 representantes, dentre os quais destaca-se a sociedade civil organizada, usuários, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Barro (STTR), Prefeitura e Câmara Municipal de Barro, Campanhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural (Ematerce). Representaram a Cogerh: coordenador do núcleo operacional, Thiago Alves e os técnicos, Rafael Landim, Maria Dasdores e Damiana Alencar. O Comitê da Bacia do Salgado esteve representado por: Expedito Fernandes, Cícero Ferreira, João Manoel e Eurandir de Souza.

Durante o segundo dia, a reunião do açude Cachoeira, seguiu a mesma metodologia de trabalho com discussões relativas aos dados técnicos da bacia, que atualmente encontra-se com volume de 23,3% de sua capacidade total e as três propostas de simulações para operar o açude Cachoeira, vazões de 60 l/s, 50 l/s e 40 l/s, ficou acordada a vazão de 60l/s durante o segundo semestre de 2015, com previsão de chegar em primeiro de janeiro do ano de 2016 com 14% de sua capacidade total.

A reunião contou com a participação de 120 representantes, dos quais destaca-se a Comissão Gestora, Associações, usuários em geral, Escola Profissionalizante Leopoldina Gonçalves Quezado, Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (ACE), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Aurora (STTR), Prefeitura e Câmara Municipal de Aurora, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural (Ematerce). Representaram a Cogerh: gerente regional da Bacia do Salgado, Alberto Medeiros e as técnicas, Maria Dasdores e Damiana Alencar. O Comitê do Salgado esteve representado pelo vice-presidente, Francisco Furtado Guedes, e demais membros da microbacia II, Joaquim França, Cícero Ferreira, Expedito Fernandes, Fábio Paiva e José Dácio.

Assessoria de Comunicação e Marketing
Lúcia de Sousa Bernardino