Relatório mensal de qualidade da água do Castanhão é divulgado

20 de julho de 2020 - 14:22

Estudo detalhado é divulgado mensalmente no portal hidrológico do Ceará

Todos os 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) passam pelo monitoramento de qualidade da água. Trimestralmente, amostras são recolhidas dos reservatórios para emissão de relatórios de qualidade, bem como de análises laboratoriais. Entretanto, para o açude Castanhão, o acompanhamento é mensal.

O relatório de qualidade do Castanhão passou a ser sistematicamente divulgado nas páginas no portal hidrológico do Estado (veja aqui) desde outubro de 2019. A necessidade de prestar informações regulares sobre os principais parâmetros que envolvem a qualidade da água do Castanhão surgiu a partir de episódios de mortandade de peixes ocorridos nos últimos anos, mais especificamente em 2015, 2016 e 2019.

Análises mais recentes datadas de maio deste ano, apontaram cenário instável para criação de peixes devido a baixa concentração de oxigênio dissolvido desde as camadas mais superficiais do reservatório até as mais profundas. Para o analista em gestão de Recursos Hídricos da Cogerh e autor dos relatórios de monitoramento, Mário Barros, o oxigênio dissolvido é o fator mais importante para a sobrevivência dos peixes no meio aquático, embora outros fatores e parâmetros também contribuam indiretamente para a morte dos peixes. Em todas as amostras colhidas o resultado foi o mesmo: concentrações de oxigênio em níveis críticos. Em uma profundidade de 5 metros, constatamos cerca de 0,96mg/l de oxigênio dissolvido, quando o valor considerado confortável é a partir de 5 mg/l”, exemplificou Mário.

O gerente da Cogerh das bacias hidrográficas do Baixo e Médio Jaguaribe, Hermilson Barros, reforçou a importância do acompanhamento e da elaboração do relatório mensal emitido pela companhia a diversos públicos, entre eles, além da sociedade em geral, os Comitês de Bacias e psicultores da região. “ É uma ferramenta muito importante e o público deve se apropriar dessas informações. Através de dados concretos é possível avaliar o comportamento da qualidade de água do açude diante da instabilidade na concentração de oxigênio dissolvido na água em alguns períodos, fator importante para a atividade de piscicultura dentro do Castanhão”.

Durante a análise, são levados em consideração, além do oxigênio, parâmetros como a temperatura, pH, salinidade, condutividade elétrica, transparência, turbidez, e a concentração de nutrientes (fósforo e nitrogênio). “São fatores importantes que medem a qualidade da água”, comenta o analista da companhia Mário Barros.

O relatório também ratificou a ligação direta entre a crescente queda do volume do açude com o fenômeno da eutrofização (alta concentração de nutrientes no açude). Entretanto, mesmo com as chuvas acima da média e um aporte de água considerável em maio de 2020, as amostras apontaram a diminuição de oxigênio dissolvido, “mostrando que independente do volume ou do mês, o déficit de oxigênio é uma característica inerente ao período mais chuvoso do ano”, completou Mário.

 

Fonte; Ascom Cogerh