Cogerh e SRH implementam projeto educativo em Pentecoste

7 de janeiro de 2019 - 11:56

26Parceria visa a publicação do livreto “A Gotinha Nossa de Cada Água”

A Gerência Regional da Cogerh em Pentecoste e a Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH) selaram nesta sexta-feira (25) um acordo de cooperação com a prefeitura de Pentecoste, para implementação do Projeto Piloto “SRH na Escola”, envolvendo o Comitê de Bacia Hidrográfica do Curu.

A parceria vai garantir o trabalho com crianças do 4º ano do ensino fundamental na Semana da Água, através da publicação “A Gotinha Nossa de Cada Água,” livreto de 21 páginas que introduz a criança na tomada de consciência pela uso responsável da água. A publicação conta a história de uma gotinha recém caída das nuvens que aprende sobre Ciclo da Água e outros conceitos relacionados aos recursos hídricos, tais como lençóis subterrâneos, nascentes, mata ciliar e destino do lixo.

A coordenadora pedagógica Antônia Maria Gomes e professores lotados na secretaria do Meio Ambiente explicaram detalhes do trabalho já desenvolvido no município de Pentecoste e explicaram que outras instituições religiosas e movimentos sociais já estão engajados nas discussões sobre preservação da água, meio ambiente e bioma Caatinga. O trabalho, através da publicação, se fará de forma permanente e o livro será encorporado à Ciranda da Leitura, devendo ser usado nos anos posteriores por outras crianças na mesma série.

No encontro, estavam presentes os representantes da prefeitura municipal, João Bosco Tabosa, o secretário de Educação e Cultura, Régis Gomes, o secretária de governo, Érica Pinho e o secretário do Meio Ambiente e Presidente do CBH Curu, Daniel Gomes, além do coordenador do Núcleo de Gestão da Cogerh, Marcelo Bezerra, da técnica Heleni Viana e da representante do Núcleo de Articulação do Usuário-CEART/SRH, Inês Prata.

Fonte: Ascom Cogerh