Cogerh propõe medidas para racionalização do uso da água em Sobral

20 de junho de 2018 - 14:35

Simulações apontam que água acumulada hoje na região é suficiente para abastecer Sobral até Junho de 2016

Cogerh propõe medidas para racionalização do uso da água em Sobral
Preocupada com o agravamento da estiagem, a diretoria da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) propôs, nesta semana, a adoção de medidas que racionalizem o uso da água dos açudes Jaibaras e Taquara, que abastecem Sobral. Técnicos da Companhia estiveram reunidos com a Prefeitura do Município, bem como com técnicos do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Dentre as medidas propostas, está a desativação de uma adutora atualmente utilizada principalmente para abastecer chácaras, casas de veraneio, balneários e outros usos inadequados na região do Jaibaras. Além de preservar a água, a medida visa a observar deliberação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú que, em assembleia, determinou que o Jaibaras seja usado apenas para abastecimento humano.

As simulações (estudos técnicos) realizadas pela Cogerh dão conta de que o abastecimento de Sobral está garantido, com o atual nível de reservação, até junho de 2016.