Coinf prevê canteiro de obras hídricas no Ceará em 2010

16 de setembro de 2009 - 12:11

Os projetos hídricos concluídos, aqueles em andamento e os que estão na fase de licitação pela SRH-Secretaria dos Recursos Hídricos foram mostrados, na manhã de ontem, pelo Coordenador da Coinf-Coordenadoria de Infra-Estrutura, Fernando Ciarlini Teixeira. Sua explanação, que é parte do programa “SRH Face a Face”, contou com a presença do Secretário Cesar Augusto Pinheiro, Secretário Adjunto Daniel Sanford Moreira, Coordenadores, Assessores e a quase totalidade dos servidores que fazem a SRH. Ciarline admitiu que em 2010 pelo menos 100% das obras planejadas estarão em plena execução, o que transformará o Ceará num verdadeiro canteiro de obras hídricas.

A reunião, realizada no auditório da SEINFRA/SRH e que começou às 9h30min, estendendo-se por toda manhã, ensejou que Fernando Ciarlini Teixeira discorresse sobre os projetos destinados a construção de açudes, canais, adutoras e agrovilas no Estado. Citou pelo menos seis obras hídricas concluídas, entre elas os Trechos 1, 2 e 3 do Eixão das Águas, a Adutora de Forquilha, a Adutora da Agrovila da Barragem Pesqueiro e o Sistema Adutor Orós-Feiticeiro; entre as que estão em andamento, relacionou o Trecho 4 e a ETA-Oeste (Estação de Tratamento de Água) no Trecho 5 do mesmo canal; e mais nove outras em fase de concorrência pública para construção de adutoras, como as dos municípios de Santa Quitéria e de Nova Olinda, dos açudes Gameleira, Missí, Umari e Jenipapeiro, a elaboração dos projetos do primeiro trecho do CAC-Cinturão de Águas do Ceará, do Eixo da Ibiapaba e da Adutora de Ibaretama, além dos estudos para reassentamento nas agrovilas dos açudes Pesqueiro, Missí e Riacho da Serra.

Como aconteceu nas reuniões anteriores, o Secretário Cesar Pinheiro mais uma vez falou aos presentes sobre o desempenho da SRH no atual Governo do Estado, ressaltando que, conforme último encontro mantido com o Governador Cid Gomes a SRH obteve, nos dois anos e oito meses do atual governo estadual – 64% de desempenho, enquanto, no corrente ano, apresentou-se em posição sofrível, onde dos R$ 400 milhões destinados a SRH aplicou pouco mais de R$ 29 milhões. Lembrou, porém, que o prolongamento das chuvas deste ano retardaram as obras do Trecho 4 do Eixão e lembrou os estudos que atualmente são realizados visando a construção do primeiro trecho do Cinturão de Águas do Ceará, que se iniciará em Jatí, na fronteira do Ceará com Pernambuco, até Cariús numa extensão de 160 quilômetros de canal. Ressaltou, porém, haver sido registrada melhor produtividade da SRH nas últimas semanas o que, por certo, melhorará o desempenho da Secretaria até o final do corrente exercício.

O Secretário Adjunto da SRH, Daniel Sanford Moreira, afirmou em seguida que, as obras de açudagem em construção e licitação no Estado vão permitir que, quando concluídas, elevará em mais 10% a capacidade armazenadora de água pela SRH. Lembrou que, atualmente é possível ser armazenados nos açudes cearenses aproximadamente 17 bilhões de metros cúbicos de água.

Foi o terceiro encontro do “Face a Face”, de iniciativa da Ceadm-Celula Administrativa da Coafi-Coordenadoria Administrativo Financeira, que reúne os dirigentes e servidores da SRH com o objetivo de tornar mais claramente conhecido, por todos, o desempenho setorial da Secretaria, permitindo, na ocasião, obter-se respostas às indagações formuladas pelos presentes ao encontro e que servirão à uma maior produtividade setoriais da Secretaria.

A quarta reunião do programa “Face a Face”, da SRH, está marcada para amanhã, quinta-feira, dia 17, começando às 9 horas no auditório da SEINFRA/SRH. Na ocasião, serão expostas as atribuições e os trabalhos desenvolvidos pela Asjur-Assessoria Jurídica, sob a responsabilidade do Assessor Jurídico Régis Gonçalves.

Já hoje, dia 16, a Ceadm, organizadora do citado programa de palestras, realizará, juntamente com a Semace-Superintendência Estadual do Meio Ambiente e Conpam-Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente um novo encontro com os servidores da SRH para tratar sobre o uso adequado das caixas do uso seletivo de lixo produzido pela Secretaria. Todas as Coordenadorias e Assessorias serão visitadas pelos técnicos da Semace e Conpam com objetivo de repassar maiores informações relativas a coleta seletiva de lixo já implantada nesta repartição recentemente, com o apoio das duas entidades estaduais.

Assessoria de Imprensa da SRH
Fort. 16/09/2009