Com foco na seca e recursos hídricos, Encontro Intercontinental Sobre a Natureza termina hoje

20 de junho de 2018 - 15:23

Termina nesta quarta-feira (25) a VII edição do Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2. O evento é organizado pelo Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (IHAB) e tem como tema “Sustentabilidade: práticas de segurança hídrica, alimentar, e economia no semiárido”. O secretário da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), José Coelho Teixeira, participa da cerimônia de encerramento, juntamente com o secretário adjunto, Ramon Flávio Gomes.

Lideranças políticas e pesquisadores da Austrália, África, Angola, China, Canadá, México, Venezuela, Itália e outros 28 países participaram do evento que começou na última segunda-feira (23). A Seca foi um dos principais assuntos em discussão, já que a situação atual de todos os açudes do Ceará é a de menor reserva hídrica da década, segundo dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). Dos 156 açudes cearenses, 90% estão com o nível de armazenamento na casa dos 30% ou menos.

Com programação voltada para engenheiros, geólogos, geógrafos, agrônomos, pesquisadores, jornalistas, empresários, lideranças políticas, estudantes e interessados no assunto, o evento discutiu técnicas e alternativas de convivência com a seca, economia de água na agricultura e questões relacionadas à segurança hídrica, alimentar, socioeconômica e ambiental.

Na abertura do evento, o secretário adjunto da SRH, Ramon Flávio Gomes, participou de uma palestra sobre Políticas Ações Estruturantes para a Convivência com a Seca no Semiárido. Ramon destacou as obras do governo em atenção à atual situação de seca e enfatizou a importância de ações desenvolvidas, como perfurações de poços no interior, abastecimento por carros-pipa e a transposição do Rio São Francisc.

Para o organizador do evento, o geólogo Clodionor Araújo, o encontro tem o papel de conscientizar através de capacitação, oficinas, palestras que todos podem contribuir usando racionalmente apenas a quantidade necessária para a sua manutenção. “Mostrando claramente os exemplos de casos, como as pessoas vivem e utilizam os recursos naturais as pessoas se orientam. A natureza é única, a divisão de continentes é política, portanto, a natureza desconhece esta divisão e atua para atender a vida”, ressalta.

Serviço: Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2
Data: De 21 a 25 de novembro de 2015
Horário: de 14 às 21h
Local: Centro de Eventos, Av. Washington Soares, 1141, Água Fria.