Comitê das Bacias Hidrográficas da RMF celebra 15 anos

4 de dezembro de 2018 - 18:18

Para marcar os 15 anos de criação do Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza (CBH-RMF) e em reconhecimento ao trabalho desempenhado pela entidade junto à Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) na construção de uma gestão sólida dos recursos hídricos, será realizado, nesta quarta-feira(15), às 8h30, seminário em comemoração aos 15 anos do Comitê. O evento acontece no auditório do Banco do Nordeste, em Fortaleza.

Com o tema “Fazendo História, 15 Anos de Participação do CBH-RMF”, o evento reunirá nomes da Cogerh que ajudaram a implementar o Comitê das Bacias Hidrográficas da região Metropolitana de Fortaleza: o professor Francisco de Assis Filho, do departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC e ex-funcionário da Cogerh; o gerente de projetos corporativos e funcionário da Cogerh há 25 anos, Hugo Bezerra, a especialista em gestão participativa de políticas públicas e ex-funcionária da Cogerh, Rosana Garjuli, além do ex-secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Hypérides Macedo. Na ocasião, também serão homenageadas personalidades que contribuíram para a consolidação da gestão dos recursos hídricos na região metropolitana de Fortaleza.

A trajetória e a atuação do Comitê serão tema central das palestras que irão ocorrer no evento. O presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, e o secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, também estarão na solenidade que celebra os 15 anos do Comitê.

Referência nacional e internacional

Nesses 15 anos, o Comitê das Bacias Metropolitanas consolidou-se no plano nacional e internacional como um dos modelos de sucesso de gestão participativa do mundo. A Cogerh segue estimulando e gerindo a formação de canais de participação da sociedade civil e os usuários de água no processo de co-gestão dos recursos hídricos, servindo como secretaria executiva do Comitê e prestando apoio técnico, científico, financeiro e logístico. Os Comitês de Bacias têm seu próprio regimento e são formados por representantes do poder público estadual, municipal e federal, além de organizações civis e usuários de água.

As Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza

Ocupando uma área de 15.085km² a região abriga o mais importante centro consumidor de água do Ceará, onde está localizada a maior densidade demográfica do estado. A região hidrográfica das Bacias Metropolitanas compreende 31 municípios agrupados em 4 unidades de trabalho. São eles: SERRA – Barreira, Acarape, Redenção, Baturité, Pacoti, Palmácia, Guaramiranga, Mulungu e Aratuba; SERTÃO – Capistrano, Aracoiaba, Itapiúna, Choró, Ocara, Ibaretama; LITORAL – Cascavel, Beberibe, Pindoretama, Eusébio e Aquiraz; RMF – Pacajus, Horizonte, Chorozinho, Pacatuba, Guaiúba, Itaitinga, São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Maranguape, Maracanaú e Fortaleza.

Programação

08h30: Credenciamento e Café da manhã
09h30: Apresentação da Orquestra Tapera das Artes – Aquiraz

09h50: Mesa de abertura:
– Secretário dos Recursos Hídricos – Francisco José Coelho Teixeira,
– Presidente da Cogerh – João Lúcio Farias de Oliveira
– Presidente do CBH-RMF – Francisco Nildo da Silva

Palestras
10h20: Hypérides Pereira de Macedo
10h50: Francisco de Assis de Souza Filho
11h20: Rosana Garjulli Sales Costa
10h50: Hugo Estênio Rodrigues Bezerra
12h10: Aberto à plenária
12h30: Entrega de Comendas
12h50: Diretoria Atual do CBH-RMF – Mensagem de Encerramento
13h10: Apresentação – Poetisa
13h30: Almoço

 

Fonte: Ascom Cogerh