Comitê Integrado de Segurança Hídrica lista demandas de abastecimento do Ceará ao MIDR

21 de março de 2024 - 11:52

Aconteceu nesta quinta-feira (21), na Secretaria de Recursos Hídricos, a reunião do Comitê Integrado de Segurança Hídrica. O grupo, formado por nove órgãos estaduais, é responsável por coordenar as atividades e ações a serem desenvolvidas no enfrentamento dos efeitos do fenômeno El Niño.

Em pauta, o encontro discutiu a situação de abastecimento de municípios, avaliados por níveis de criticidade. Elencando demandas, o grupo elaborou uma lista de sistemas de abastecimento prioritários que devem receber reforço ou investimentos.

Propostos os sistemas, a Secretaria de Recursos Hídricos deverá apresentar a demanda ao Governador Elmano de Freitas, que solicitará recursos ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) ainda esta semana, para atender o reforço no abastecimento.

Participaram do encontro SRH, Cogerh, Sohidra, Funceme, Cagece, Defesa Civil, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, além de convidados representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas e representantes de órgãos de abastecimento municipais.

Sobre o Comitê

O Comitê Integrado de Segurança Hídrica foi instituído pelo Governo do Estado em janeiro de 2024. Formado por nove órgãos estaduais, o grupo é responsável por monitorar as previsões climáticas visando antecipar ações; indicar obras e serviços voltados a garantir a segurança hídrica; acompanhar, fiscalizar e avaliar a prestação da assistência oferecida às populações atingidas pela escassez, além de articulação com órgãos federais e municipais quanto às ações preventivas.