Comitiva da Defesa Civil de Minas Gerais conhece gestão hídrica cearense

30 de outubro de 2019 - 14:36

A Secretaria dos Recursos Hídricos recebeu, na manhã desta quarta-feira (30), uma comitiva da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais para apresentação do Sistema de Gestão Hídrica do Ceará. A apresentação foi realizada pelo secretário Francisco Teixeira, que explanou os principais projetos implantados no Estado, com foco no gerenciamento de água e na implantação dos canais adutores, entre outros projetos que evitaram o colapso no Ceará, mesmo com uma seqüência negativa de anos de estiagem.

Para o secretário Teixeira o principal ponto do sucesso do Ceará na gestão hídrica é a importância do assunto na estrutura do Estado. “Nós trabalhamos com integração entre os órgãos ligados a recursos hídricos e a universidade. O Governo do Estado nos dá estrutura para pensar e executar projetos que priorizem o abastecimento humano seja na zona urbana ou rural. Formamos grupos técnicos de ação para traçar caminhos para a água existente no Estado e para termos o controle de todos os municípios, priorizando aqueles que mais precisam de abastecimento”.

Os representantes mineiros conheceram o Projeto Malha D’água e o Programa de perfuração de poços do Estado, que somente de 2015 a 2019 contabilizou 7.284 poços perfurados, o que representa 52,8% de todos os poços do Estado. “A gestão hídrica é muito parecido com a gestão de energia. É preciso ter conectividade, com isso fazer com que as ligações e projetos levem água para vários locais”, explicou o secretário ao se referir que o Estado do Ceará busca diversas alternativas para garantir o abastecimento.

O Major Carlos Eduardo Lopes, da Defesa Civil de Minas Gerais, explicou como funciona o trabalho do órgão no Estado mineiro, esclarecendo as prioridades definidas. “Lá nós trabalhamos em cima de duas diretrizes, a questão a estiagem que afeta grande parte do nosso território e a gestão de segurança de barragens, já que temos as maiores barragens do Brasil alocadas no Estado de Minas Gerais”, explicou.

Um das grandes aliadas do Sistema Hídrico do Ceará, a tecnologia usada para monitoramento dos projetos foi apresentada pelo secretário Teixeira. O Portal Hidrológico contém informações que auxiliam na construção e implantação de novos projetos.

A comitiva ainda visitará as instalações da Cogerh, Cagece e da Funceme, conhecendo toda tecnologia implantada pelo órgão de meteorologia para garantir a precisão dos dados apresentados no Estado.

Controle e gerenciamento da água

O trabalho de gerenciamento de águas e infraestrutura realizado pela SRH, através da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh foi um dos assuntos apresentados na reunião. “A água no Ceará é tão escassa que não podemos deixar que a população faça mau uso dela. Nós temos uma tarifa de contingência, cobrada aqueles que usam água a cima do ideal. Temos também a cobrança do uso da água pública, através da Cogerh e da Cagece. Nossas outorgas são administradas para o gerenciamento da água, para realizamos a cobrança ou a notificação em caso de alguma necessidade”, explicou Teixeira.


Diferente do sistema cearense, esse controle não é realizado no sistema mineiro, como explicou o Sub Tenente Joaquim José Freitas Miranda. “Nós não temos como controlar as indústrias que usam a água pública. Nosso Estado é muito grande e temos indústrias gigantes, que até tem outorga, mas não temos como controlar a cobrança”.

Projeto Malha D’água: uma fonte de esperança

“Fonte de esperança”. Assim o projeto Malha D’água foi definido pelo Major Carlos Eduardo. O projeto, que em seu sistema prioritário vai ter uma extensão total de 676 km, atendendo nove sedes municipais e 37 sedes distritais, foi apresentado de forma total para os presentes. O Malha D’água terá o objetivo de ampliar a segurança hídrica do Estado, garantindo condições qualitativas e quantitativas de fornecimento de água para o abastecimento de núcleos humanos e comunidades rurais situadas ao longo dos sistemas adutores a serem implantados.