Comitiva visita obras de recuperação da Estação de Bombeamento do Castanhão

13 de outubro de 2020 - 08:32

Modernização das instalações e troca de equipamentos mecânicos vão garantir mais eficiência e segurança hídrica para o Vale Do Jaguaribe e região Metropolitana de Fortaleza

A diretoria executiva da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e o Secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, fizeram uma visita técnica a Estação de Bombeamento do Açude Castanhão (EB Castanhão), na última sexta-feira (10) , para acompanhar a fase final de reparos e de modernização do local.

Estratégica para todo o estado do Ceará, a Estação de Bombeamento do Castanhão ajuda a garantir a segurança hídrica de todo o vale do Jaguaribe e Região Metropolitana de Fortaleza. Para o secretário dos Recurso hídricos, Francisco Teixeira, o local é o “coração do sistema integração entre a bacia do Jaguaribe e região metropolitana de Fortaleza”. Em tempos de maior conforto no cenário hídrico do Estado, é de lá que as águas do maior açude do Estado seguem, via Eixão das Águas, para a cidade de Fortaleza.

Segundo o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, a Estação recém reformada servirá de referência para as demais estruturas de bombeamento do Estado. “Queremos trabalhar com esse padrão. Aqui é um trabalho desenvolvido de manutenção e recuperação de uma grande estação e servirá de modelo para as outras 50 estações que a Cogerh gerencia hoje em todo o estado do Ceará”, prospectou Farias.

O processo de modernização passou pela recuperação das cinco bombas do local, garantindo mais eficiência ao complexo processo de bombeamento que destina as águas para o Eixão das Águas. Ainda na primeira etapa de reparos, a estação ganhou novos rotores. A ação, conforme explica o diretor de Operações da Cogerh, Bruno Rebouças, “garantiu a operação da estação durante a crise hídrica, permitindo trabalhar abaixo da cota 71”.

Já na fase final da obra, diversos reparos de ordem mecânica foram realizados, com destaque especial para a substituição das volutas, promovendo uma maior resistência do material em contato com a água. Além disso, a válvula de retenção foi recuperada, bem como as calhas de drenagem, estruturas essenciais para o bom funcionamento da complexa estrutura que bombeia da água do açude Castanhão.

A Cogerh, responsável pela operação e manutenção da Estação de Bombeamento do Castanhão, reorganizou suas equipes de manutenção para atender às necessidades de reparos da Estação de Bombeamento. A recém criada gerência de Manutenção da Companhia
(Geman), sob a supervisão da Diretoria de Operações, e em parceria com a gerência da Cogerh em Limoeiro do Norte, foi a responsável pela condução do processo de recuperação das estruturas.

O secretário Francisco Teixeira falou um pouco sobre o funcionamento das instalações, confira: