Comunidade atendida pelo Água Doce produz máscaras para beneficiários

13 de julho de 2020 - 15:37

Durante o período de pandemia, a comunidade Cabrito, na zona rural do município de Alto Santo, encontrou uma maneira para ajudar na prevenção da doença: a confecção de máscaras

Beneficiada pelo Programa Água Doce- PAD, da Secretaria dos Recursos Hídricos, a comunidade Cabrito, na zona rural do município de Alto Santo, utilizou o recurso arrecadado com as fichas do sistema dessalinizador para confeccionar máscaras, distribuídas gratuitamente para os usuários da água dessalinizada.

A ideia surgiu para evitar que os moradores fossem até a estação de tratamento do Água Doce sem o equipamento de proteção, colocando em risco a saúde da comunidade. Com as máscaras, a operadora do sistema do PAD em Cabrito, Vanuzia Diógenes, garante que os moradores se sentiram muito mais seguros. “A ideia que tivemos foi evitar a fila de pessoas desprotegidas. A água é um bem essencial, então as pessoas tem que de sair de suas casas para busca-la na estação de tratamento e sem a máscara o contato físico ia ser arriscado”.

Segundo Vanuzia, a maioria das pessoas da comunidade não tinham máscaras o que prejudicava a prevenção. “Hoje nós podemos dizer que é proibido vir buscar água sem máscara, pois nós estamos fazendo essa ação e garatindo que todos tenham o equipamento”.

A ação além de fazer parte das medidas de proteção da pandemia atualmente vivida, é uma aliada do bem-estar da comunidade, pois segundo a OMS só é possível ter saúde quando há um completo bem-estar físico, mental e social.

Água Doce torna-se um grande aliado no enfrentamento ao Covid-19

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que cuidados de higiene são imprescindíveis para a prevenção contra o Coronavirus, e diante da situação de pandemia o acesso à água potável ganha mais protagonismo diante da necessidade de evitar a propagação do vírus e o Programa Água Doce, executado no Ceará pelo Governo do Estado através da Secretaria dos Recursos Hídricos, é um grande aliado de 252 comunidades do interior do Estado.