Concorrência para Cinturão de Águas

31 de outubro de 2008 - 14:03

Na sede da PGE, às 15 horas do dia 06 de outubro próximo, será conhecida a empresa que vai elaborar projeto definitivo do 1º trecho do Cinturão de Águas do Ceará.
Está marcada para 15 às horas do dia 06 de outubro próximo, na sede da Procuradoria Geral do Estado, a disputa da Concorrência Pública Nacional Nº 026/2008, para contratação, pelo Governo do Estado, através da Secretaria dos Recursos Hídricos-SRH, da empresa que ficará encarregada da elaboração do projeto definitivo do primeiro trecho do Cinturão de Águas do Ceará-CAC. Pelo menos três empresas já manifestaram interesse em concorrer. Em princípio, R$ 2 milhões e 752 mil já se acham destinados pelo Estado, com financiamento do Proágua Nacional, para referida contratação.

Este primeiro trecho do Cinturão de Águas nasce no município de Jatí, por onde chegarão as águas do Rio São Francisco ao Ceará, e se estenderá por 160 quilômetros até Cariús, dentro de uma vazão pré-estimada entre 25 e 30 metros cúbicos por segundo, levando água para uma das regiões mais secas do sertão dos Inhamuns.

O projeto será formado por um Canal Principal margeando a Chapada do Cariri, aproximadamente no sentido leste-oeste, para depois, com diretriz sul-norte, atravessar as bacias do Alto Jaguaribe e Potí-Parnaíba, vindo a atingir a bacia hidrográfica do rio Acaraú, que começa um pouco a montante da cidade de Tamboril, totalizando cerca de 545 km. No seu caminhamento ainda permitirá derivações de porte para a bacia do Banabuiú, com a construção de túneis.

Jornalista Wilson Pinto
Assessoria de Imprensa da SRH
Fort. 03/09/2008