CONERH examina reajustre nas tarifas de água bruta

10 de maio de 2011 - 08:48

Em sua primeira reunião ordinária do ano, ocorrida no úiltimo dia 03, o CONERH-Conselho dos Recursos Hídricos do Ceará examinou a proposta da COGERH-Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos para um reajuste na tarifa cobrada pelo uso da água bruta no Estado. O Conselho se mostrou favorável à proposta, decidindo, porém, que a empresa interessada deverá apresentar seus estudos para a Secretaria de Cidades e sua vinculada Cagece, a fim de se manifestarem a respeito. Sabe-se que a Cagece é a o maior usuário de água bruta do Estado.

A COGERH afirma que há mais de três anos, a maioria das suas categorias de uso de água não passam por reajuste de tarifas e requereu do CONERH, portanto, na ocasião, o reconhecimento para uma correção no valor tarifário

Na mesma reunião, a COGERH revelou que os açudes públicos da Bacia Metropolitana de Fortaleza, devido ao processo de eutrofização, apresentam queda na qualidade de suas águas, acarretando, inclusive, mortandade de peixes. Em princípio, o problema está sendo identificado como decorrentre do crescimento da atividade de piscicultura e, também, com o criatório animais às margens dos reservatórios.

A COGERH, por sua vez, tratará de elaborar uma minuta de resolução que, caso venha a ser aprovada pelo CONERH, regulamentará o uso da água dos reservatórios de acordo com os níveis de eutrofização causados pelas mais diversas atividades situadas à beira dos açudes públicos.

Fort. 10/05/2011