Conferência Mundial, em Fortaleza, alerta para a crise da água no Século 21

16 de agosto de 2013 - 13:31

“A água será a crise definidora do século 21”, previu o presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas, Lupércio Ziroldo Antonio. O alerta foi dado na 9ª Conferência Geral Mundial da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB 2013), que acontece em Fortaleza desde o dia 12, findando hoje, dia 16, no Marina Park Hotel, com a participação da Secretaria dos Recursos Hídricos e suas vinculadas – Cogerh e Sohidra – outros órgãos como DNOCS e  delegações de 66 países.
 
“Há tipos alternativos de energia, mas não de água”, afirmou Lupércio Ziroldo, coordenador do evento, ao desejar que o debate e a troca de experiências na Conferência possibilite avanço na gestão dos recursos hídricos. A abertura do conclave contou com a presença do secretário de Recursos Hídricos do Ceará, César Pinheiro, que citou a participação do DNOCS na construção de uma infraestrutura de armazenamento e condução de água com a perenização de 2.500 Km de rios através de açudes, 300 Km de canais e 350 Km de adutoras.
Vicente Andreu Guillo
O presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo, defendeu o fortalecimento dos organismos de bacia e que tomadores de decisão nos países incluam a agenda da água na pauta do desenvolvimento sustentável, de modo que o tema tenha importância política maior do que possui no momento. Ao lembrar as manifestações populares de julho no Brasil, que tiveram como uma das principais demandas a exigência da sociedade por novos mecanismos de participação, ele observou que “os organismos de bacia são o novo em termo de participação nos recursos humanos no Brasil e no mundo”.
César Pinheiro
O Secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, César Augusto Pinheiro, que representou o governador Cid Gomes na solenidade, lembrou que o Jaguaribe, considerado o maior rio seco do mundo, hoje está perenizado graças a uma política de acumulação de água na qual o Ceará foi pioneiro. O açude Castanhão, segundo o secretário, fornece hoje para Fortaleza 10,5 m³ por segundo com a certeza de que a capital cearense terá garantia de abastecimento por mais três anos.
 
“A gestão dos recursos hídricos no Ceará está sendo desenvolvida com uma forte parceria com os comitês de bacia, com as comissões gestoras, garantindo uma gestão compartilhada com a sociedade, com vistas à sustentabilidade dos recursos hídricos”, afirmou o secretário. Segundo ele, o Ceará conta com 12 comitês de bacia. O Brasil possui 183 comitês de bacia, informa o secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Ney Maranhão.
Lupércio Ziroldo Antonio, Vicente Andreu Guillo, José Machado e Benedito Braga
Na solenidade de abertura foram homenageados o assessor especial do Ministério da Integração Nacional, José Machado, o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, e Vicente Andreu Guillo. A RIOB debateu temas da gestão de águas, compartilhou experiências exitosas e discutiu cenários futuros em relação aos recursos hídricos, principalmente nas questões transfronteiriças e mudanças climáticas, com vista a estabelecer metas e diretrizes para a efetivação de políticas públicas ligadas à água, em interface com o desenvolvimento.
 
O evento foi prestigiado pelo diretor de Infraestrutura Hídrica do DNOCS, Glauco Mendes. Um estande institucional do DNOCS atendeu o público da Conferência com informações sobre as obras realizadas pelo Departamento.

 

Ana Teresa Mattos Marques de Sousa Ponte e Glauco Mendes
Benedito Braga

Waldonis abrilhanta com um passeio musical pelos continentes a abertura da 9ª Conferência Geral Mundial da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB 2013)