Crateús: Projeto Malha d’Água é apresentado durante reunião do Comitê de Bacia

24 de outubro de 2018 - 09:55

Ocasião também foi espaço para compartilhamento de experiências do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob)

Ocorrida na última sexta-feira (19), a 20ª reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús trouxe informações sobre o Projeto Malha d´água. Na ocasião, o gerente da Cogerh de Crateús, Rodrigues Júnior, destacou as principais obras de infraestrutura hídrica de abastecimento, tratamento e distribuição da água que serão implementadas.

O projeto consiste em um sistema de adutoras de água tratada captada diretamente nos mananciais de maior garantia hídrica, com a implantação das ETAs junto a estes reservatórios para posterior adução aos núcleos urbanos integrados ao sistema. O projeto amplia a segurança hídrica do Estado, garantindo condições qualitativas e quantitativas de fornecimento de água para o abastecimento dos núcleos urbanos e complementarmente de comunidades rurais situadas ao longo dos sistemas adutores a serem implantados.

Vaga para representante de Sociedade Civil no Comitê

Durante o encontro, o Comitê dos Sertões de Crateús anunciou vaga para integrantes que representem a sociedade civil, conforme determinação da lei nº 14.844. Uma comissão coordenadora foi formada para elaborar o edital de convocação para preenchimento da vacância. A eleição está prevista para a próxima reunião do Comitê, prevista para o dia 4 de dezembro.

O comitê também aprovou resolução que cria a comissão gestora do Açude Carnaubal. A capacitação dos membros está marcada para o dia 23 de outubro.

A reunião foi conduzida pelo núcleo de gestão da Cogerh/Crateús e pelos membros do Comitê, formado por representantes de usuários de água, sociedade civil, poder público municipal, estadual e federal, conforme legislação estadual.

Fonte: Ascom Cogerh