Crato: Cogerh media conflitos com usuários da Fonte Engenho da Serra

24 de outubro de 2018 - 09:57

As margens da Fonte Engenho da Serra, no município do Crato, foi o cenário da reunião ocorrida entre representantes da Cogerh e membros da Comissão Gestora do sistema hídrico. O encontro foi para mediar conflitos entre alguns usuários de água que vinham extrapolando o limite de uso da fonte hídrica.

“Alguns usuários estavam utilizando mais água em detrimento dos demais e prejudicando também a vazão ecológica, determinada pelo ICMBio, através do plano de Manejo da Chapada do Araripe. É que para usar água de fontes deve haver a garantia da vazão ecológica”, explica o gerente da Cogerh no Crato, Alberto Medeiros. “A comunidade entendeu a problemática e prometeu zelar pela fonte. Eles também se comprometeram a limpar toda a área da fonte e riacho”, reforçou Medeiros.

Em contrapartida, conforme deliberação na reunião, a Cogerh reparará o barrilete que distribui a água, assim como regulará as encanações de cada usuário, garantindo a vazão ecológica e o correto uso da água.

Saiba mais: Comissões Gestoras

As Comissões Gestoras de Sistemas Hídricos são organismos de bacia vinculadas aos Comitês de Bacias Hidrográficas – CBH. Elas são formadas por usuários de água, representantes da sociedade civil organizada e representantes do poder público, tendo um plenário e uma secretaria em sua estrutura, e atuam somente no âmbito do sistema hídrico que opere isolado.

 

Fonte: Ascom Cogerh