Crescente visitação à Mostra do Dia Mundial da Água

22 de março de 2011 - 07:44

 

A I Mostra Fotográfica das Bacias Metropolitanas, que se acha instalada, desde ontem, no saguão do edificio da SRH-Secretaria dos Recursos Hídricos, registra uma crescente movimentação por parte de técnicos e servidores/colaboradores das secretarias e órgãos estaduais sediados no Cambeba. A exposição é parte da programação festiva do Dia Mundial da Água, que hoje transcorre no mundo inteiro, e que no Ceará está sendo comemorado em grande número de grandes e pequenas comunidades interioranas.

A Mostra Fotográfica registra pelo menos três momentos de reflexão para o usuário da água. A iniciativa do Comitê de Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza alerta, em suas fotos, para a Belezas Hídricas criadas pelas águas dos reservatórios cearenses; expõe, por outro lado, os problemas hídricos decorrentes do mau uso da água pelos habitantes ribeirinhos e próximos das APAs-Áreas de Proteção Ambiental que fazem o entorno dos açuddes públicos, contribuindo decisivamente para a poluição das águas desses reservatórios públicos; e, por último, ressalta as Experiências Exitosas das lideranças dos Comitês de Bacias Hidrográficas para o despertar das comunidades rurais para a importância da preservação da água, em todas as dimensões de usos em geral.

PROGRAMAÇÃO

Em Fortaleza, a data terá seu ponto alto amanhã, quando, a partir das 8h30min, no auditório do edifício SEINFRA/SRH, no Cambeba, o Secretário Cesar Augusto Pinheiro se pronunciará sobre os esforços do Governo do Estado em proporcionar o crescimento constante da infra-estrutura hídrica, objetivando o desenvolvimento social e econômico, onde os recursos hídricos são fatores decisivos na vida dos cearenses e na manutenção e atração de novos investimentos empresariais, gerando emprego e renda.

Em seguida, o professor José Carlos Araújo, da Universidade Federal do Ceará, falará para dirigentes, técnicos, servidores/colaboradores do Sistema SRH – Secretaria e suas vinculadas COGERH-Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos e SOHIDRA-Superintendência de Obras Hidráulicas – sobre “Sustentabilidade dos Recursos Hídricos”, tendo como debatedores Hugo Estênio, da COGERH, e Michele Matos, do CBH-RMF.

Ao final da solenidade, o grande destaque será a parte de “Cidadania e Gestão das Águas” quando o sistema SRH homenageará onze usuários de água, do interior do Estado, onde são reconhecidos pelas comunidades dos onze Comitês de Bacias de Hidrográficas pelos esforços em defesa da água e ensinamentos que transmitem aos usuários sobre a importância da água. Distinção especial será conferida a cada um dos homenageados.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 22/03/2011