Dia de Campo para recomposição de mata ciliar

30 de março de 2011 - 11:18

Com participação da prefeita Edenilda Lopes de Oliveira Sousa, de Lavras da Mangabeira, outras autoridades, representantes da sociedade civil, educadores e da comunidade estudantil daquele município, será realizado, às 8 horas do dia 8 próximo, o Dia de Campo quando será cumprida programação rural onde se acha que incluído o Plano de Recomposição da Mata Ciliar que a SRH-Secretaria dos Recursos Hídricos desenvolve, desde o mês passado, nas margens dos reservatórios públicos estaduais. Também estarão presentes os representantes da Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, COGERH, SEMACE, Ematerce, Comitê de Bacia Hidrográfica do Salgado, Comissão Gestora de Açude, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e de outras entidades.

O coordenador do citado Plano, orientador Claudio Costa Gomes, da Celula de Fiscalização da Coordenadoria de Gestão dos Recursos Hídricos, da SRH, deu conta de que pelo menos 3.500 mudas de plantas nativas da Caatinga serão plantadas nas margens do Açude Rosário, construído pelo Governo do Estado no distrito de Quitaiús, do município de Lavras da Mangabeira. Esclareceu que o Plano de Recomposição da Mata Ciliar é feito com o apoio das comunidades próximas dos açudes que fazem uso de suas águas. No plantio de mudas existe a participação da comunidades estudantil dentro da orientação pedagógica para despertar no educando a consciência à preocupação com o meio ambiente e a importância da água. De igual modo, colaboram com o Plano a SEMACE, que fornece as mudas para o plantio, COGERH, Ematerce, CBHS, Policia Militar Ambiental e outros órgãos e entidades.

Claudio Gomes revelou que é decisão do Secretário Cesar Augusto Pinheiro, da SRH, fazer com que o Plano de Recomposição da Mata Ciliar chegue às margens de todos os açudes públicos estaduais, uma vez que, ocupando a APP-Área de Proteção Pernamente de cada reservatório no plantio da mata ciliar, destruída pelos agropecuaristas residentes nas suas proximidades, estará não só protegendo contra o assoreamento da bacia hidrográfica de cada represa mas contribuindo para a manutenção da boa qualidade de suas águas além de proporcionar o retorno da fauna – animais silvestres e pássaros – para essas mesmas áreas.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 30/03/2011