Dia Mundial da Água – Mulher é destacada na preservação e justa distribuição da água

21 de março de 2013 - 18:47

Sob a presidência do Secretário Cesar Augusto Pinheiro, o Sistema SRH – Secretaria dos Recursos Hídricos e suas vinculadas Cogerh e Sohidra – realizou, na manhã de hoje, dia 21, especial homenagem comemorativa ao transcurso, amanhã, dia 22, do Dia Mundial da Água. O evento ocupou o auditório do Espaço das Águas (sede da Cogerh/Sohidra – no Cambeba) onde os dirigentes do sistema hídrico cearense, ali presentes, bem como os representantes de órgãos envolvidos com as questões ambientais e água se pronunciaram dentro do tema central “Água – Preservação e Justa Repartição”.

Toda a reflexão ficou centralizada sobre a importância da água e contra seu desperdício, pondo em destaque “a grande contribuição da mulher na justa repartição da água e da necessidade de mais empenho da sociedade pela preservação deste bem finito”, segundo disse o titular da SRH.

A organizadora do evento, coordenadora da Gestão dos Recursos Hídricos da SRH, Nice Cavalcante, ressaltou que, nesta “véspera do Dia Mundial da Água, é, sobretudo um dia de reflexão especialmente pelo momento crítico que todo Nordeste brasileiro vem passando convivendo com uma seca que há muito tempo não presenciávamos e é um momento como esse que se faz necessário avaliarmos nossas atitudes. O tema deste ano: “Água – preservação e justa repartição”. Palavras fortes e necessárias nos dias difíceis que atravessamos”.

Já o Secretário Executivo da SRH, Ramon Rodrigues, destacou a colaboração que a mulher tem dado para os principais objetivos de servir a água para toda a família, a preocupação com a importância, preservação e justa distribuição da água no semiárido cearense. Pôs em destaque o tema escolhido para o encontro alusivo ao Dia Mundial da Água, reconhecendo na mulher cearense e nordestina sua “dedicação pela preservação e evitar o desperdício da escassa água nordestina”.

O presidente da Cogerh, Rennys Frota, deteve-se quanto aos esforços que o Sistema SRH, sob a orientação do Governador Cid Gomes vem desenvolvendo em todas as áreas de seca do Estado, objetivando minimizar os danosos efeitos deste segundo ano da estiagem nordestina. Lembrou a contribuição do DNOCS na melhoria de vida do semiárido nordestino e particularizou a contribuição do Eixão das Águas para o abastecimento do precioso líquido à população da Região Metropolitana de Fortaleza.

Outros oradores integrantes da mesa diretora dos trabalhos foram ouvidos durante a reunião que teve, além dos dirigentes e servidores/colaboradores do Sistema SRH a participação de prefeitos de vários municípios que vieram prestigiar o ato comemorativo, bem assim, representantes do DNOCS e de outros órgãos públicos e dos 12 Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará.

Os momentos culturais de abertura e encerramento dos trabalhos ficaram a cargo do Coral do Tribunal de Justiça do Estado.

Uma Mesa Redonda debateu, por mais de uma hora, “O Papel da Mulher na Preservação e Justa Repartição da Água” tema da palestra proferida, na ocasião, por Maria Amélia Souza de Menezes, técnica da Cagece-Companhia de Água e Esgoto do Ceará, e que teve como debatedoras Eliene Brasileiro (advogada e ex-prefeita do município de General Sampaio), e Maria Assunção Oliveira Pinto, do Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral.

Ao final, foi conferida distinção a 12 mulheres convidadas representando igual número de Comitês de Bacias Hidrográficas em que se acham dividas as bacias hidrográficas do Estado do Ceará.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 21/03/2013