Elaboração para Planos de Recursos Hídricos por BH é iniciada

21 de dezembro de 2020 - 09:15

Estratégias de execução e processo de elaboração dos Planos foram apresentados durante Fórum cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas, ocorrido na última quinta-feira (17)

Em encontro virtual realizado na última quinta-feira (17), representantes dos doze Comitês de Bacia Hidrográficas do Estado do Ceará, além de técnicos e gestores da Cogerh, discutiram, dentre outras pautas, as etapas de elaboração e atualização dos Planos de Recursos Hídricos por Bacias Hidrográficas do Ceará.

O Diretor de Planejamento da Cogerh, Elano Joca, explicou as estratégias de elaboração dos planos e comunicou prazo máximo para término: até 2022. As doze bacias hidrográficas do Estado terão planos individualizados que servirão de política pública norteadora para utilização dos recursos Hídricos da Bacia. Grupos de pesquisadores, consultores, corpo técnico da Cogerh e Comitês de Bacia vão participar do processo de atualização dos planos.

“O andamento do projeto será amplamente discutido com os Comitês de Bacias, representado pelos setores da sociedade. Este planejamento, que é previsto em Lei para ocorrer, será a base do nosso trabalho para os próximos anos e ajudará a garantir segurança hídrica do Estado”, ressaltou o diretor da companhia. Em janeiro de 2021 tem início a primeira fase de elaboração do plano, com aplicação de questionários locais relativos a problemas hídricos, aspectos ambientais, conflitos por água, dentro outros aspectos.

No contexto semiárido ao qual o Ceará está inserido, a definição do Plano para cada Bacia é ainda mais importante para antecipar ações de convivência com a seca. Clara Sales, gerente de Gestão Participativa da Companhia ressaltou que “não se pode ficar sujeito às intempéries do clima” e por isso a execução dos planos “é essencial para a política de gestão dos Recursos Hídricos do Ceará”.

Participam da elaboração e atualização dos planos, a UFC, por meio de Termo de Cooperação Técnico-Científica firmada em agosto de 2019, e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio do Programa Cientista-Chefe, liderado pelo Professor da UFC, Francisco de Assis Filho.

Parceria UFC e Cogerh

O acordo de cooperação técnico-científica firmado em agosto de 2019 entre as instituições tem o objetivo de desenvolver um conjunto programas, projetos e atividades no campo da pesquisa, ensino e desenvolvimento tecnológico.

A cooperação se dará no âmbito dos seis eixos de atuação da Cogerh: Desenvolvimento Institucional, Estudos e Projetos, Gestão Participativa, Instrumentos de Gestão, Monitoramento e Operação e Manutenção.