Em abril 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil

21 de fevereiro de 2014 - 13:29

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará reuniu-se ontem, dia 20, com os integrantes da Comissão Organizadora Estadual-COE oportunidade em que deliberaram sobre a realização, em Fortaleza, no dia 11 de abril próximo, da 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil – 2ª CEPDC que terá como tema central “Novos Paradigmas para o Sistema Nacional”.

O representante da Secretaria dos Recursos Hídricos junto a citada Comissão, engenheiro agrônomo Luiz Carlos Rocha da Mota, informou que referida reunião, a primeira da Comissão, foi realizada na sede do Corpo de Bombeiros desta capital e contou com a participação de grande parte dos cerca de 44 integrantes da COE.

Adiantou a Conferência tem como finalidade discutir questões relacionadas à gestão integrada de riscos e resposta a desastres, à integração de políticas públicas, à gestão do conhecimento e à mobilização e promoção de uma cultura de proteção e defesa civil na busca de cidades resilientes.

A 2ª CEPDC reunirá até 784 delegados(as) eleitos(as) nas Etapas Municipais/Intermunicipais da Conferência e aprovará até 10 princípios e até 30 diretrizes para a proteção e defesa civil brasileira, bem como elegerá 80 delegados(as) que representarão o Estado do Ceará na 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, a ser realizada em Brasília entre os dias 27 e 30 de maio de 2014.

Acesse o Regimento Interno da 2ª CEDPC (provisório) e saiba em detalhes como está organizada a 2ª CEPDC.

Etapas Municipais/Intermunicipais

As Conferências Municipais/Intermunicipais deverão ser convocadas por autoridade competente do Poder Executivo local ou por um conjunto de municípios e realizadas até o dia 15 de março de 2014. Antes da convocação, é importante acessar o conteúdo do “Manual orientador das Conferências Municipais.

Convocada a Conferência Municipal/Intermunicipal, o responsável pela organização do evento deverá cadastrá-la no site www.2cnpdc.mi.gov.br, onde postará, logo após a realização da conferência, até 10 princípios e até 30 diretrizes a serem encaminhadas para a Etapa Estadual, bem como os dados dos(as) delegados(as) eleitos(as) e suplentes para a Etapa Estadual de acordo com os quantitativos disponíveis no anexo II do Regimento Interno da 2ª CEPDC. Para facilitar o cadastro das informações da Conferência Municipal/Intermunicipal no site é importante que seja adotado o modelo de relatório disponível no anexo III do Regimento Interno da 2ª CEPDC.

ApoioTexto de Referência

A CEDEC conta com o apoio de todos que fazem o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil para a realização das Etapas Municipais/Intermunicipais no Ceará e disponibiliza os telefones (85) 3101-2126 e 8899-1137 (falar com o tenente Aluizio Freitas ou com o cabo Paiva Junior) e o e-mail defesacivil@cb.ce.gov.br para tirar dúvidas acerca da 2ª CEPDC. Fica disponibilizado ainda o “norteador das discussões em todas as etapas da conferência.

Etapas Municipais/Intermunicipais

ApoioTexto de Referência