Em fase de pré-teste, poços no aqüífero ‘Dunas Taíba-Siupé’ atenderão 50 mil pessoas

28 de novembro de 2018 - 14:47

Na última terça-feira (27), o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, e o superintendente da Sohidra, Yuri Castro de Oliveira, visitaram as obras de perfuração da bateria de poços no aqüífero ‘Dunas Taíba-Siupé’, no Município de São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza. Em fase de pré-teste, o projeto contempla a construção de 35 poços e da adutora principal de onde partirá um sistema de distribuição de água tratada.

A intervenção concebida após estudo realizado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) entre os anos de 2011 e 2014, que comprovaram sua sustentabilidade. A previsão é retirar apenas 10% da reserva renovável, volume restabelecido a cada inverno.

A água extraída dos 35 poços irá abastecer sede e distritos de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, por meio de sistema integrado de abastecimento que será implantado pela Cagece. Trata-se da construção de uma estação de tratamento de água, dois reservatórios elevados e um apoiado, 15 quilômetros de adutoras de água tratada e mais de 20 km de rede de distribuição de água. A intervenção atenderá, de forma continua e com qualidade, uma população de cerca de 50 mil habitantes das comunidades de Tabuba, Tiborna, Sitio Guaribas, Sitio Parada, Sitio Anilhas, Paul, Sitio Assentamento, Caraúbas, Varjota, Colônia I e II e Vila Garrote e os distritos de Siupé, Taiba e Pecém.