Em reunião do Governo, secretário faz balanço das ações do ano na gestão hídrica

22 de dezembro de 2021 - 11:48

A reunião foi promovida pelo governador Camilo Santana e contou com a presença do secretário dos Recursos Hídricos Francisco Teixeira, presidente da Cogerh João Lúcio Farias, presidente da Funceme Eduardo Sávio e superintendente da Sohidra Yuri Castro

O ano de 2022 já começou para o Governo do Ceará. Nesta terça-feira (21), o governador Camilo Santana reuniu todo seu secretariado, dirigentes de vinculadas e equipes da gestão para avaliação do trabalho feito este ano e, consequentemente, apresentação do planejamento para 2022. O encontro ocorreu no Pavilhão de Eventos da Residência Oficial do governador, em Fortaleza.

Antes de começar a reunião, Camilo Santana falou com a imprensa sobre o trabalho que seria desenvolvido durante o dia. “Vamos fazer um balanço do que traçamos como metas e o que alcançamos para esse ano. O pessoal do Planejamento e da Economia vai fazer um balanço como é que foi a questão dos números. Vamos fazer também um balanço importante sobre a questão da pandemia, um desafio enorme – principalmente no primeiro semestre desse ano. E vamos também traçar as prioridades para o último ano do governo. Será um ano que temos várias entregas a serem realizadas”, afirmou governador.

O chefe do Executivo estadual adiantou que o Ceará vai bater, novamente, recorde de investimento em 2021 e ressaltou que o propósito é prosseguir assim. “Vamos trabalhar para continuar sendo o estado com o maior volume de investimento público do país. Isso tem sido uma meta que a gente tem traçado ao longo dos anos. Quando a gente fala em investimento significa a possibilidade de construir hospitais, estradas, escolas. O Estado está fazendo uma boa gestão fiscal para fazer entregas importantes à população”, disse.

Mesmo com o segundo ano de pandemia, o Ceará tem se recuperado bem, na avaliação de Camilo Santana. “Estamos superando um momento desafiador e recuperando bem a economia. O Ceará cresceu o PIB acima do Brasil. Comparando o último trimestre com o anterior, o Brasil decresceu e o Ceará cresceu 3,25%. Isso é importante e significa que estamos melhorando a vida e dando oportunidade de emprego à população”, pontuou.

Recursos Hídricos 

O secretário Francisco Teixeira apresentou durante a reunião um balanço das ações do ano na gestão hídrica com foco no trabalho realizado pelo Sistema, em parceria com a Cagece, para garantir que se tenha abastecimento hídrico em todo os municípios cearenses, mesmo com a quadra chuvosa abaixo da média e as poucas recargas nos açudes.

Outro tema importante debatido foi o financiamento de mais de R$ 700 milhões, cujos recursos serão utilizados no programa Malha D’água, que usará um território do Ceará como referência na universalização do sistema de abastecimento de água e na integração de bacias, minimizando o uso de carro pipa. “Temos uma série de investimentos importantes em todas as áreas do governo que nós vamos discutir”, destacou Camilo.