Empossados novos membros do Conselho de Recursos Hídricos do Estado do Ceará

11 de abril de 2024 - 13:52

Durante a 115ª Reunião Ordinária do Conselho dos Recursos Hídricos – Conerh, foi empossada a nova gestão que fará parte do período 2024-2026. Além disso, o encontro, realizado no auditório da Cogerh, em Fortaleza, pontuou também o Progestão em 2023, além da tarifa de cobrança pela água.

Composto por 24 membros, a posse dos novos integrantes do Conselho marcou o início da nova gestão do Conerh, sobre a qual o Secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, destacou a importância:

“Esse é um momento ímpar para a gestão dos recursos hídricos. Há uma longa caminhada pela frente de muitas responsabilidades a partir dessa parceria, que fará parte de projetos hídricos importantes”.

Progestão

Prosseguindo a pauta do encontro, SRH e Cogerh apresentaram aos presentes o resumo da aplicação dos recursos financeiros do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão) em 2023, além do relatório e formulários de autoavaliação e autodeclaração do Programa em 2023.

Sobre os resultados obtidos, o Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da SRH, Ramon Rodrigues, pontuou:

“Esse é um recurso muito importante da Agência Nacional de Água que busca ampliar o desenvolvimento dos estados, no qual pudemos ver, a partir dos relatórios mostrados, que o Ceará está avançado nas metas alcançadas”.

Durante a reunião, também foi entregue a honraria da Cogerh à UFC, representada por Renata Lona, como integrante do Conerh, pelos 30 anos da Companhia.

Por fim, os membros também iniciaram a discussão sobre minuta de resolução que delibera sobre o reajuste da tarifa de cobrança pelo uso dos recursos hídricos. Para a continuidade da discussão nos próximos encontros, será criado um grupo de trabalho entre os membros.

Sobre o Conerh

O Conerh é composto por 24 conselheiros distribuídos entre representantes de Secretarias e demais instituições estaduais com atuação na gestão ou no uso dos recursos hídricos; Comitês de Bacias Hidrográficas; instituições públicas federais com atuação em recursos hídricos; organizações civis de recursos hídricos; entidade que congrega os municípios; instituições de ensino superior com atuação em recursos hídricos e entidades dos usuários de recursos hídricos.