Energia fotovoltaica | Comissão gestora do edital recebe grupos interessados

21 de fevereiro de 2019 - 08:52

O Projeto visa a redução dos custos de energia pagos pela Cagece e Cogerh, além de benefícios ecológicos

A Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) recebeu, última quinta-feira (14), dois grupos classificados em 1º e 2º lugar na fase de apresentação da proposta técnica do Projeto de Aproveitamento de Áreas do Canal Adutor Castanhão – Região Metropolitana de Fortaleza, para geração de energia fotovoltaica. O Projeto visa a redução dos custos de energia pagos pela Cagece e Cogerh, além de benefícios ecológicos.

As interessadas estão em fase de negociação de proposta de preço com a Comissão de avaliação, formada por representantes da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e Agência Reguladora do Ceará (Arce). Após essa data, as interessadas terão um prazo de 120 dias (com possível renovação de mais 120 dias) para elaboração de um estudo viável para implantação.

Comissão de Avaliação recebe representantes dos grupos interessados na SRH

 

Os estudos que serão realizados pelas interessadas terá os seguintes tópicos pré-definidos pelo Edital de PMI: diretrizes de projeto, mapeamento de áreas, avaliação de terras, levantamento de demandas, viabilidade financeira, avaliação ambiental, validade jurídica, modelagem jurídica e avaliação social.

Edital

O Edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) tornou-se público no dia 13 de setembro de 2018 pelo Governo do Ceará, através da Secretaria de Recursos Hídricos. Ao todo quatro (4) grupos manifestaram interesse de participação. Na fase atual, duas empresas negociam proposta de preço. O resultado da negociação deve ser divulgado até o dia 01/03.

A elaboração do estudo visa a viabilidade de aproveitamento de áreas do canal adutor Castanhão – RMF, em regime de concessão de uso de bem público, para instalação e operação de sistemas de geração de energia fotovoltaica, com até 45MWpico de potência, na modalidade de geração distribuída, a ser consumida pela Cogerh e Cagece.

Segundo o coordenador jurídico da SRH, Ricardo Veras, a implantação do projeto visa reduzir os custos com energia da Cagece e da Cogerh. “A Cagece tem em média um custo mensal de energia de R$ 11 milhões e a Cogerh de R$ 3 milhões. Com a geração de energia solar dentro dessa área do Estado, as Estatais Cagece e Cogerh serão beneficiadas com uma redução dos custos”.