Engenheiros e Técnicos do Sistema SRH fazem Curso de Túneis

11 de setembro de 2012 - 14:06

Começou na manhã de hoje, dia 11, com término marcado para depois de amanhã, dia 13, o Curso de Túneis que conta com a participação dos engenheiros e técnicos da Coordenadoria de Infraestrutura da Secretaria dos Recursos Hídricos e de suas vinculadas Cogerh-Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos e Sohidra-Superintendência de Obras Hidráulicas. Objetiva a capacitação dos participantes, para análise e acompanhamento dos túneis do projeto CAC-Cinturão de Águas do Ceará, cujas obras terão início, no mais tardar, no princípio de 2013.

O Curso de Túneis, mais prático do que teórico, está sendo ministrado pelo consultor independente Eraldo Luporini Pastore, com especialidade em túneis e autor de várias publicações sobre barragens e temas interrelacionados. Os trabalhos, que ocupam a Sala de Treinamento da SRH, desenvolvem-se das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas dos três dias de encontro. Para o aprofundamento da teoria no curso será fornecida uma lista com as principais referências bibliográficas.

A programação do curso acha-se dividida em duas partes: a primeira sobre Conceitos trata de estudos e fase de projetos; finalidades e seções típicas; métodos de investigação e ensaios; propriedades geomecânicas; sistemas de suporte; métodos de escavação; dimensionamento do suporte; emboques; e análise de risco geológico.

A segunda parte, que trata das Aplicações, contará com filme de 15 minutos sobre o túnel de São Gotardo nos Alpes Suiços; demonstração do programa RocLab para propriedades geomecânicas; demonstração do programa Phase para dimensionamento do sistema de suporte e análise de caso do Projeto CAC.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 11/09/2012