Especial Açudes: Gameleira triplicou a capacidade de acúmulo hídrico em Itapipoca

19 de abril de 2021 - 10:53

Localizado na divisa dos municípios de Itapipoca e Trairi, o açude beneficia mais de 115 mil pessoas no Litoral Oeste do Estado.

Inaugurado pela Secretaria dos Recursos Hídricos em setembro de 2013 o Açude Gameleira, localizado no boqueirão do rio Mundaú divisa dos municípios de Itapipoca e Trairi, beneficia mais de 115 mil pessoas no Litoral Oeste do Estado. A obra, que triplicou a capacidade de acúmulo hídrico do município de Itapipoca, buscou suprir a demanda de água para abastecimento público da sede de Itapipoca e das comunidades rurais próximas.

O Gameleira, que possui 52,64 milhões de metros cúbicos de água, teve investimento de $ 40 milhões, com recursos do Progerirh e Governo do Estado. Atualmente, o açude é monitorado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) que também realiza serviço de manutenção.

Sangria em 2021

Por volta das 16 horas de quarta-feira,14 de abril de 2021, o açude Gameleira foi o 13º reservatório em sangria no ano, segundo dados da Cogerh. O açude já havia sangrado nos anos anteriores de 2020 e 2019.

A palavra “sangria” refere-se a um termo técnico “verter”, que é quando a água concentrada transborda a barragem do açude.

Fiscalização

Em outubro de 2020, numa ação de fiscalização conjunta com a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e a Polícia Militar do Ceará, a Cogerh realizou a retirada de cercas irregulares na área da bacia hidraúlica do açude Gameleira, em Itapipoca. A reintegração de posse foi necessária para que o acesso ao açude fosse liberado, já que o local é de propriedade do Estado. A fiscalização foi resultado de denúncias na Ouvidoria do Estado, através dos canais oficiais da Cogerh e do Portal da Transparência.

A fiscalização do uso dos recursos hídricos é exercida em qualquer açude ou empreendimento que consuma água superficial ou subterrânea de domínio do Estado do Ceará, assim como na na realização de obras ou serviços que alterem o regime, a qualidade ou quantidade da água dos reservatórios.