Especial Açudes: Na zona rural, São Vicente ajuda no abastecimento humano e na irrigação

13 de maio de 2021 - 09:39

O açude foi o quarto reservatório monitorado a sangrar em 2021

Localizado no distrito de Baixa-Fria, distante 12 km da sede no município de Santana do Acaraú, o açude São Vicente foi o quarto reservatório monitorado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh a sangrar em 2021. O aporte hídrico reforça o abastecimento de comunidades a montante do reservatório e auxilia na liberação de água para para usuários de irrigação da região.

Com capacidade de 9,8 milhões de m³, o açude é responsável pelo sustento de boa parte da população da comunidade de São Vicente. Além do reforço hídrico, o aporte do açude ajuda na irrigação, na produção e principalmente na pesca que gera além de alimentação, renda.

As águas do São Vicente deságuam no rio Acaraú e seguem para complementar o abastecimento na irrigação do Distrito de Irrigação Baixo Acaraú – DIBAU. Na bacia hidrográfica do Acaraú, a maior parte dos reservatórios está com volume acumulado superior a 30%. Cenário diferente das bacias do Banabuiú, no sertão central, e do médio Jaguaribe, que computam cerca de 10% de volume de armazenamento.