Especialistas elaboram Plano de Combate à Desertificação

23 de junho de 2009 - 11:34

Especialistas de diversos órgãos e instituições públicas e privadas iniciaram, ontem, dia 22/06, a elaboração do relatório que ensejará a construção do PAE/CE-Plano de Ação para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca no Ceará. A composição do grupo de estudiosos originou-se no seminário promovido pela SRH-Secretaria dos Recursos Hídricos, com o apoio da Assembléia Legislativa e participação de cerca de 50 representantes, dentre os quais, do MMA-Ministério do Meio Ambiente, Agência de Cooperação Alemã-GTZ, CREA/CE, CPRM, Banco do Nordeste, Federação das Indústrias, Comitês de Bacias Hidrográficas, ONGS-Organizações Não-Governamentais como o Instituto Sertão e Comunicação e Cultura e de outras entidades da sociedade civil cearense, as quais também integram o GPCD-Grupo Permanente de Combate à Desertificação no Estado.

Os debates se tornaram mais atraentes a partir da presença das lideranças comunitárias das áreas cearenses mais suscetíveis à desertificação, tais como os Inhamuns, regiões de Irauçuba e do Médio Jaguaribe, cuja contribuição, decorrentes de experiencias locais adquiridos ao longo dos anos, muito enriqueceram as discussões e que serão úteis na elaboração do Relatório pelos especialistas do GPCD.

O seminário promovido pela SRH e realizado no Auditório das Comissões Temáticas da Assembléia Legislativa, foi presidido pelo Secretário Cesar Augusto Pinheiro, dos Recursos Hídricos. Compuseram, ainda, a Mesa Diretora dos trabalhos o deputado estadual Lula Moraes, que é o Focal do legislativo estadual junto ao GPCD, Liduína Carvalho, Ponto Focal da SRH no mesmo Grupo Permanente, e a professora Ana Maria H. De Ávila, diretora do CEPAGRI/UNICAMP/São Paulo, que, em seguida, proferiu palestra aos presentes sobre “Mudanças Climáticas e Novos Cenários na Agricultura Brasileira”. Houve, ainda, exposição sobre os objetivos futuros do PAE/CE e da análise situacional a cargo da equipe de consultores da GOPA/GTZ. Foram criados os Grupos Temáticos que realizaram discussões durante o encontro que culminou com a decisão para elaboração do relatório a ser apresentado durante as novas reuniões de debate do PAE/CE.

O Secretário Cesar Pinheiro disse, na abertura do seminário, que “bons resultados estão sendo esperados da realização deste encontro, porque vários são os estudiosos preocupados com o crescimento da desertificação”. E mais a frente ressaltou o apoio dado pela SRH ao Pacto das Águas, contribuição que está sendo preparada pela Assembléia Legislativa ao Plano Estadual dos Recursos Hídricos. E explicou que, o “o novo diagnóstico em estudo e conseqüente elaboração pelo Pacto das Águas está sendo muito aguardado pela SRH, porquanto se espera venha a unir aos esforços desenvolvidos pela Secretaria nas diversas áreas dos recursos hídricos e, agora, no combate à desertificação com a natural construção do Plano de Combate à Desertificação do Ceará.

Assessoria de Imprensa da SRH/CE

Fort. 23/06/2009