Estado fará exposição de seu programa de combate à desertificação

4 de dezembro de 2009 - 14:35

O modelo de construção do Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca do Ceará-PAE/CE será mostrado, no dia 11 próximo, no auditório do Instituto de Gestão das Águas e Clima, em Salvador, para os técnicos representantes de órgãos responsabilizados pelo combate às degradações de solos dos Estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.

Explica a Coordenadora do PAE/CE e Supervisora do Nasub-Núcleo de Águas Subterrâneas da SRH-Secretaria dos Recursos Hídricos, Liduína Carvalho Costa, que encontros sub-regionais semelhantes serão  realizados, durante este mês, em outras capitais, em preparação para o  I ENED-1º Encontro Nacional de Enfrentamento da Desertificação, programado para ter uma abertura no dia três de março de 2010, em Juazeiro, na Bahia, e continuação nos dois dias seguintes (4 e 5) em Petrolina/Pernambuco.

Disse Liduína Carvalho que o grande objetivo do I ENED é promover o fortalecimento político-institucional da agenda do combate à desertificação, com a mobilização e pactuação de compromissos entre atores relevantes (tomadores de decisão), elevando a agenda de patamar. A realização do I ENED, que será um Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, é numa iniciativa do Ministério do Meio Ambiente através da sua Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável que faz a Coordenação de Combate à Desertificação com apoio dos governos estaduais.

Assessoria de Imprensa da SRH
Fort. 04/12/2009