Estado reajusta tarifas de água bruta

31 de outubro de 2008 - 13:56

Publicada no Diário Oficial decreto do Governador Cid Gomes autorizando reajuste de 24,89% sobre as tarifas atuais de água bruta superficial e do subsolo.

Estado reajusta as tarifas de água bruta em 24,89%

Estão em vigor as novas tarifas de água bruta de superfície e subterrânea reajustadas em 24,89%. O aumento que atinge a pelo menos sete categorias, com maior abrangência a dos usuários da Região Metropolitana de Fortaleza, foi aprovado pelo Conselho de Recursos Hídricos do Ceará-CONERH e autorizado pelo Governador Cid Gomes através do decreto estadual n° 29.373, publicado no Diário Oficial do dia 11 do corrente mês.

Os cálculos sobre as novas tarifas variam quanto a captação superficial e subterrânea em estruturas hídricas de múltiplos usos e com ou sem adução. Portanto, foram elevadas as tarifas para as categorias de utilização da água no abastecimento público, na indústria, piscicultura, carcinicultura, irrigação, água mineral e água de mesa. A cobrança das tarifas é feita pela COGERH-Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, vinculada da Secretaria dos Recursos Hídricos-SRH, a qual monitora as águas de 129 açudes públicos, aqüíferos, lagoas, rios perenizados, poços profundos, canais e adutoras de múltiplos usos.

Durante as discussões, no CONERH, que é presidido pelo Secretário dos Recursos Hídricos, Cesar Pinheiro, foram apresentados como principais fatores para o reajuste tarifário as perdas inflacionárias, custos de energia elétrica e de operação e manutenção da infraestrutura hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza, onde existem sistemas de bombeamento de água de superfície e de subsolo.

Jornalista Wilson Pinto
Secretaria dos Recursos Hídricos – SRH