Estudo de aprimoramento de instrumentos de gestão é discutido durante encontro técnico

29 de junho de 2018 - 16:32

Acadêmicos, profissionais e gestores dos órgãos do Sistema Hídrico do Ceará participaram, na manhã da quarta-feira (11), da apresentação da minuta do Estudo de Integração dos Instrumentos de Gestão. Desenvolvido pela IBI Engenharia Consultiva e acompanhado por uma comissão formada por técnicos da Secretária dos Recursos Hídricos (SRH) e da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), o estudo tem o objetivo de sugerir processos de aprimoramento dos instrumentos de gestão como outorga, fiscalização e cobrança.

O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, fez a fala de abertura do encontro, quando destacou a importância do constante aprimoramento da gestão considerando a situação de aporte hídrico, qualidade e, principalmente, o direcionamento do uso da água. “Me sinto muito confortável, como Secretário, diante das proposições desse estudo. Aprimorar os processos de outorga, fiscalização e cobrança é uma demanda que parte não só da gestão pública, mas também de membros da sociedade, que estão na ponta da cadeia de consumo”, explicou Teixeira.

Dentro da programação do encontro, foi apresentado o termo de referência que norteou o trabalho da IBI. Em seguida, Hipérides Macedo, consultor à frente do estudo, expôs a proposta da empresa, que recebeu contribuições para a elaboração do relatório final. Uma vez consolidado, o documento será apresentado aos Comitês de Bacias, à Câmara Técnica de Água e Desenvolvimento e ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH), momento em que proposições ainda deverão ser feitas.