Evento discute convivência com a estiagem na região dos Inhamuns

20 de junho de 2018 - 14:28

Debate contou com a participação do Secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, que apresentou as ações implementadas pelo Governo do Estado no combate aos efeitos da estiagem

“O Município de Tauá fica agradecido e honrado com a distinção de receber neste evento importantes autoridades do Governo Estado. Isso nos dá a dimensão exata de que, toda a equipe do governo estadual, como do governo federal, estão sensíveis à situação que enfrentamos.” Com estas palavras, a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, abriu o seminário “Estratégias de Convivência com Seca na Região dos Inhamuns”, que lotou o auditório do Cine Teatro Maria Carmem- Parque da Cidade, nesta sexta-feira (11/09).

Depois de assistir a minuciosa apresentação do “Diagnóstico da Situação Climática e Plano de Ação do Município de Tauá”, o secretário dos recursos Hídricos, Francisco Teixeira, elogiou a capacidade de mobilização tanto da sociedade quanto dos gestores do município, que conseguiram dotar a área geográfica de Tauá de uma boa infraestrutura hídrica. Segundo ele, o grande desafio desta estiagem está sendo a chegada dos efeitos da seca ás sedes municipais. “Não que as áreas rurais e distritos sejam menos importantes, mas um contingente superior a 80% da população do estado vivem em cidades”, explicou.

Teixeira apresentou as ações que têm sido implementadas em todo o estado, como a construção de adutoras de montagem rápida, construção e instalação de poços profundos em sedes municipais e áreas rurais e distribuição de água em carros-pipa. “Temos conseguido, não sem muito esforço, livrar várias cidades do colapso hídrico. Nossa meta é acelerar ainda mais a busca por águas subterrâneas visando ao próximo ano, que pode se configurar em mais uma quadra ruim”, disse.

Também participaram do evento, o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), João lúcio Farias, o superintendente adjunto da Sohidra, Wanderley Guimarães, e o presidente da Cagece, Neurisângelo Freitas. Representantes do Dnocs, Conab e SDA também estiveram presentes.