Experiência do Ceará é tema de palestra magna do XIV Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste

21 de novembro de 2018 - 08:20

Na noite da terça-feira (20), o secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, ministrou a conferência magna do XIV Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, que segue até o próximo sábado (24), no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió. Com o tema “O futuro da oferta e demanda de água no nordeste brasileiro’, a explanação tratou da experiência do Ceará na diversificação da matriz hídrica nestes sete anos com chuvas abaixo da média.

O XIV Simpósio de Recursos do Nordeste – XIV SRHNE – é promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos e enquadra-se na missão de promover avanços na pesquisa técnica e científica e, contribuir no aprimoramento de políticas públicas, por meio de ações que permitem congregar pessoas físicas e jurídicas.

O tema central do XIV SRHNE é ‘O futuro da oferta e da demanda da água no nordeste brasileiro’, considerando a importância da mudança de paradigma da gestão de recursos hídricos no Brasil. “O paradigma dominante é baseado na oferta da água aos diversos usuários, no contexto dos usos múltiplos. As crises hídricas registradas nos últimos anos em várias regiões brasileiras têm demonstrado que novas abordagens precisam ser adotadas. O evento pretende colocar em discussão os avanços e perspectivas da oferta e da demanda de recursos hídricos no nordeste brasileiro”, explica o presidente da ABRH, Adilson Pinheiro.

 

Em paralelo ao XIV SRHNE, dois eventos temáticos serão realizados. O primeiro é o XII Encontro Nacional de Águas Urbanas – XII ENAU, organizado pela Comissão Técnica de Águas Urbanas. O segundo é o VI Simpósio sobre Seguranças de Barragens e riscos associados – VI SSBRA. Ele será organizado pelo Comitê Brasileiro de Barragens – CBDB, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Hídricos.