Experiência do Programa Água Doce em Canindé é destaque em sessão regional do Fórum Mundial

29 de junho de 2018 - 16:18

O Programa Água Doce (PAD), desenvolvido no Ceará pela Secretaria dos Recursos Hídricos, foi tema de sessão regional ocorrida na manhã de terça-feira (20), no Fórum Mundial da Água, que ocorre em Brasília até a próxima sexta-feira (23). O foco da apresentação foi o sucesso do programa em Canindé, interior do Ceará.
A prefeita Rozário Ximenes, falou sobre a experiência de execução do Programa no Município. Rozário participou como painelista e mostrou como a ação vem trazendo água de qualidade a mais de 25 mil pessoas na região. Ao todo, Canindé possui 23 sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD).
A complexidade e o sucesso da ação foram destaque da apresentação, visto que o sistema está inserido dentro do semiárido brasileiro. “O nordeste é quem está mais a frente na gestão e instalação dos dessalinizadores. Existe toda uma metodologia de aplicação que incluiu o envolvimento com a sociedade através de conselhos gestores e outros instrumentos de gestão”, pontua Ricardo Marques, coordenador do PAD no Ceará.
Além de Canindé, mais 44 municípios cearenses são beneficiados com o Programa Água Doce. “São 248 sistemas implantados pelo Ceará, dos quais 230 já estão em pleno funcionamento”, explica Ricardo.