Fortaleza sedia seminário internacional sobre dessalinização de água do mar

30 de junho de 2018 - 16:41

O Brasil iniciou nesta terça-feira (24), durante a abertura do Seminário da Associação Latino-americana de Dessalinização e Reuso de Água (Aladyr), em Fortaleza (CE), o debate sobre dessalinização de água do mar. Participantes do evento, que reúne representantes de instituições nacionais e internacionais, defenderam a ideia como uma forma de ampliar em larga escala o acesso à água de qualidade e contribuir para a segurança hídrica, para a construção de uma política nacional de dessalinização.

“Precisamos aproveitar as experiências de outros países, conhecer normatizações e reunir todos os interessados num grande debate sobre tecnologias de dessalinização de água do mar e reuso que se inicia a partir deste seminário da Aladyr”, declarou o diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Acesso à Água do Ministério do Meio Ambiente, Renato Ferreira.

À frente da comitiva do Ceará, o secretário de Recursos Hídricos do Estado, Francisco José Teixeira, informou que o estado começa também a investir em dessalinização das águas marinhas. Até maio, segundo ele, será aberta licitação para contratar empresa que vai elaborar o projeto para a região metropolitana de Fortaleza.

Teixeira falou ainda sobre outras medidas adotas pelos órgãos do sistema hídrico do Ceará para diversificar a matriz hídrica neste período de estiagem, que já é o maior da história. “Estamos usando a água subterrânea de uma forma mais intensa e racional. Muito da agricultura e da pecuária do Ceará foi salva através do uso de água subterrânea. Além disso, estamos montando uma futura parceria com o setor privado para uma planta de reuso”.

Experiências

Outro caso apresentado durante o seminário foi o do município de Macau (RN). O Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, Mairton França, disse que estudos para a instalação do sistema de dessalinização da água do mar no município já foram iniciados. “Nossa intenção é concluir o projeto até o próximo ano”.

O seminário da Aladyr segue na manhã desta quarta-feira (25) com debates sobre “Projetos, Desafios e Aprendizados em se Realizar a Dessalinização da Água da Baía de Guanabara”, com a Opersan; “Soluções Avançadas para o Tratamento e Reuso de Efluentes: Jardins de Reuso de Água”, com a Organica Water; e “Previsão e Monitoramento das Chuvas no Ceará em 2018”, com representante da Fundação Cearense do Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A ALADYR

A Associação Latino-americana de Dessalinização e Reuso de Água (Aladyr) tem representações em todos os países da América Latina, inclusive o Brasil. Foi criada com a finalidade de promover, proteger e desenvolver tecnologias e projetos destinados à dessalinização e tratamento de água para reuso e consumo, seguindo padrões de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

A entidade representa seus associados perante organizações públicas e privadas do setor de tratamento de água, contribui com pesquisas acadêmicas, por meio da geração de novos conhecimentos, aplicações e tecnologias e, ainda, aposta no progresso de profissionais da área com a realização de encontros, seminários e eventos similares.

Fonte: ASCOM MMA