Fórum Cearense de Comitês de Bacia discute a chegada das águas do São Francisco

22 de março de 2021 - 08:20

Águas do Rio São Francisco chegaram ao açude Castanhão no último dia 10. Ações e expectativas do Fórum para 2021 também foram tema de reunião virtual

O Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas esteve reunido virtualmente no último dia 18 para tratar de assuntos relevantes à gestão de águas do Estado, como o planejamento de ações realizadas com o apoio da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh e a transferência de água do Projeto de Integração do Rio São Francisco – Pisf pelo Cinturão das Águas do Ceará – CAC para o açude Castanhão. Em sua I Reunião Ordinária de 2021, o Fórum também aprovou a prorrogação do mandato de sua coordenação.

As águas do Rio São Francisco chegaram ao açude Castanhão no último dia 10, após serem liberadas através do Cinturão das Águas do Ceará no dia 1º de março, e devem beneficiar cerca de 4,5 milhões cearenses. Segundo o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, a meta é continuar recebendo em Jati a vazão de 10m³/s pelo projeto de integração do São Francisco, que após passar pelo CAC segue pelo Riacho Seco, Rio Batateiras, Rio Salgado e Rio Jaguaribe até desaguar no Castanhão. “Hoje o aporte que chega no Castanhão é impulsionado pelas chuvas, mas, passado o pico da cheia, ficará somente a água da integração, e é quando veremos a real eficiência do projeto”, afirma.

“Estarmos ligados hoje ao São Francisco é uma grande conquista”, celebra Teixeira, acrescentando que “continuamos lutando por maiores conquistas nos termos de aumentar a capacidade de bombeamento, ter modicidade tarifária e flexibilidade nos termos de concessão da água”.

Como Secretaria Executiva dos Comitês, a Cogerh apresentou as ações em andamento que envolvem os CBHs, incluindo capacitações, apoio logístico em eventos, aquisições de equipamentos, aprimoramento da comunicação, planejamento estratégico, projetos de pesquisa, de segurança hídrica e governança, bem como os Planos de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas do Estado do Ceará. O diretor presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, esteve presente na reunião e reforçou seu compromisso com os Comitês de Bacias.

A aproximação dos CBHs com o poder público municipal, câmaras e prefeituras foi discutida junto ao Deputado Estadual Acrísio Sena, Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa (CE). Para Wellington Lino, eleito na ocasião como Secretário Adjunto do Fórum, a reunião foi “um momento histórico” pelas discussões e avanços na gestão dos recursos hídricos mesmo em meio a pandemia.

A reunião virtual foi conduzida pelo atual Coordenador Geral do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas, Aridiano Belk, e o Secretário Geral Wyldevânio Vieira, com o apoio do núcleo de gestão da Cogerh de Limoeiro do Norte.

 

Informações Ascom Cogerh