Fórum Cearense de Comitês de Bacia discute ações para 2019

11 de janeiro de 2019 - 10:20

Ocasião marca a entrega da Comenda Zaranza, premiação para personalidades que contribuíram para o sucesso da gestão dos recursos hídricos no estado do Ceará

Reunidos no Centro de Eventos Dom Cláudio, em Fortaleza, representantes dos doze Comitês de Bacia do estado do Ceará participaram do Fórum Cearense de Comitês de Bacia. Foco do encontro que abre as atividades do ano de 2019, o grupo fez um balanço das atividades de gestão e operação dos recursos hídricos realizadas durante ano de 2018. Gestores da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e da Secretaria de Recursos Hídricos(SRH) destacaram ações importantes realizadas em 2018 e prospectaram novos desafios para o ano de 2019.

A longa estiagem que o Ceará atravessa foi assunto recorrente no Fórum. Ações realizadas pelo setor de recursos hídricos do estado foram pauta do encontro, sendo enumeradas pelo presidente da Cogerh, João Lúcio Farias. Ele destacou o expressivo número de poços perfurados em diversas localidades do Ceará. Mais de 6000 ao todo. O número de poços é somado aos projetos de reúso de água e de construção de adutoras, todas ações para evitar o desabastecimento hídrico em tempo de estiagem. “Temos feito um grande esforço para não deixar faltar água no Ceará”. destaca João Lúcio.

Para 2019, o presidente da Cogerh destaca os projetos de dessalinização, já em andamento, e promete fortalecer ainda mais a gestão participativa, no que classifica com um dos segmentos ” mais importantes da Cogerh, senão o mais importante”. Farias também lembrou da necessidade de algumas melhorias, conforme foi sugerido pelos Comitês em reuniões anteriores. Uma delas é o aperfeiçoamento da fiscalização realizada pela Cogerh no entorno dos reservatórios do estado. Sobre isso, João Lúcio garantiu que a Companhia segue trabalhando na implantação de um novo sistema de fiscalização, com ferramentas mais modernas .

O funcionamento interno dos Comitês também foi foco do encontro. Orientações administrativas foram repassadas aos Comitês, além de informações sobre projetos educativos, como a confecção de um livro infantil com a temática de consumo responsável e inteligente da água. “A ideia é levar o livro para escolas do interior do estado e trabalhar com crianças de 9 a 10 anos, ressaltou a gerente de relacionamento com o usuário da SRH, Márcia Caldas.

Reconhecimento

A programação do Fórum Cearense de Comitês de Bacia vai até esta sexta (11). Estão previstas premiações para as personalidades que notadamente contribuíram para o sucesso da gestão dos recursos hídricos no estado do Ceará. Profissionais da Cogerh receberão, amanhã (11), a comenda Zaranza: Kamylle Prado, da Cogerh de Sobral e Leandro Nogueira, da Cogerh de Limoeiro do Norte.

Fonte: Ascom Cogerh