Fórum Cearense de Comitês de Bacias discute melhorias na gestão de águas do Estado

6 de maio de 2019 - 08:35

Momento foi palco de respostas às reivindicações feitas durante encontro com o Governador. O secretário executivo dos Recursos Hídricos, Dedé Teixeira, participou da abertura do Encontro. 

Em mais um encontro semestral para discutir a gestão compartilhada das águas do Ceará, representantes dos Comitês das 12 bacias Hidrográficas do Estado trocaram ideias e tiraram dúvidas junto a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) sobre o processo de transferência das águas do São Francisco e demais encaminhamentos realizados durante a reunião com o governador do Ceará, Camilo Santana, ocorrida no último dia 11 de fevereiro, em Fortaleza.

O presidente da Companhia, João Lúcio Farias, enalteceu o processo de participação dos comitês de bacia realizado em parceria com Cogerh. “Cada vez mais os comitês se consolidam como peças chave na gestão de recursos hídricos do Ceará . Prova disso é o compromisso assumido pelo governador recebendo uma vez por ano os comitês de bacia para ouvir as reivindicações”, destacou.

O momento foi de trocas de experiências entre representantes de diferentes Comitês de Bacia do Ceará, ressaltando o processo de renovação que a maioria dos colegiados passou. Além disso, o Fórum foi palco de respostas às reivindicações feitas durante encontro com o Governador.

Segundo adiantou o presidente da Cogerh, duas gerências serão implementadas até 2020 e mais duas em 2021. A iniciativa visa melhorar a logística nas bacias hidrográficas cujo número de municípios é mais extenso e distante uns dos outros. Farias também falou sobre o processo de segurança de barragens sob jurisdição da Cogerh. “Há um contrato em execução no valor de R$3,5 mi para melhorias nas barragens e outro em andamento no valor de R$12 mi”, respondeu João Lúcio aos presentes.

Os representantes dos Comitês se preparam, ainda, para o Encontro Nacional de Comitês de Bacia (Encob). Durante a reunião a discussão girou em torno da escolha do “case de sucesso” a ser apresentado no encontro, previsto para ocorrer em agosto de 2019. O tema ainda será definido.

Transparência

Os representantes dos Comitês de Bacia também conheceram os detalhes do orçamento da Cogerh, principalmente a parcela destinada aos colegiados. Equipe administrativa-financeira da Cogerh também expôs as condições de chegada das águas do Velho Chico.

 

Fonte: Cogerh