Fórum Cearense dos Comitês de Bacia destaca implementação do projeto Malha d’ Água

26 de outubro de 2018 - 16:04

Grupo também debateu consolidação da Gestão Participativa; evento termina hoje (26)

No primeiro dia de reunião do Fórum Cearense dos Comitês de Bacia, ocorrido na tarde desta quinta-feira (25) em Fortaleza, representantes dos doze comitês de bacias hidrográficas do Ceará discutiram sobre a dinâmica do projeto Malha d’ água. O secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, reforçou a importância do projeto e explicou a implementação inicial do sistema na região central do estado.

“Nós só vamos ter segurança hídrica se investirmos em num sistema arrojado de adutoras”, apontou Teixeira, referindo-se a metodologia do Malha d’ água, sistema proposto de adutoras integradas destinadas prioritariamente ao consumo humano. A implementação do primeiro sistema adutor está prevista para a região do Banabuiú, sertão central do Ceará e uma das mais castigadas pela seca intensa dos últimos seis anos. Só nessa região, o investimento previsto é da ordem de R$ 139 milhões de dólares.

A ideia é percorrer o Ceará para apresentar o projeto a sociedade. No Fórum, o debate era pela apresentação do programa em todas as bacias. “Temos que discutir o projeto com autoridades e sociedade de cada região do Estado”, reforçou o Secretário. Duas audiências públicas estão previstas para acontecer na região do Banabuiú, primeira a receber o Malha d’Água: uma na cidade de Senador Pompeu, no dia 13 novembro, e outra no próximo dia 14 de novembro, em Solonópole.

Saiba mais sobre o Malha d’Água aqui

Consolidação da Gestão Participativa

A participação efetiva dos Comitês de Bacias no conselho de administração da Cogerh também foi pauta do encontro. O presidente da Companhia, João Lúcio Farias, avaliou o atual momento como um “grande passo na consolidação da Gestão Participativa no que tange a politica de gestão dos recursos hídricos”. Atualmente, o Conselho de Administração da Cogerh conta com uma representante dos comitês de bacia, a conselheira Rosângela Teixeira. O Fórum também destacou a reunião ocorrida no último mês de agosto com o governador do Estado, Camilo Santana. Para eles, uma aproximação importante e necessária para o sucesso na gestão do recursos hídricos no Ceará. As reuniões com o Governador deverão acontecer, pelo menos, uma vez ao ano.

O Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrogŕaficas termina nesta sexta (26). Na pauta de debates, a destinação dos recursos financeiros do fundo de recuperação, proteção e desenvolvimento sustentável das bacias hidrográficas, além de uma avaliação da participação dos comitês cearenses no último Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), ocorrido entre os dias 20 a 24 de agosto, em Florianópolis.

Fonte: Ascom Cogerh