Gerentes Regionais da Cogerh se reúnem com gestores da SRH

13 de agosto de 2019 - 14:26

O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, se reuniu na manhã desta terça-feira (13), com os gerentes regionais da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh para alinhar temas importantes de gestão, como segurança de barragens e infraestrutura hídrica. O presidente da Cogerh, João Lúcio Farias também participou da reunião.

Para o secretário Francisco Teixeira o Sistema Hídrico (SRH, Cogerh, Sohidra e Funceme) devem trabalhar em parceria. “Precisamos entender o Sistema Hídrico de uma só maneira. Obras, pesquisa, gerenciamento, gestão e outros setores devem trabalhar de forma integrada, assim vamos fortalecer, cada vez mais, a política de recursos hídricos. As gerências da Cogerh podem e devem utilizar os serviços da SRH, Funceme e Sohidra.”, explicou o secretário

Segurança de Barragem

Um dos temas principais da reunião, a Lei Nacional de Segurança de Barragens e o Cadastro Estadual de Barragens foram explicados pela técnica da SRH Fernanda Furtado.

A Lei federal 12.334/2010 estabelece que seja de responsabilidade do empreendedor da barragem promover os recursos necessários à garantia da segurança da barragem, bem como, organizar e manter em bom estado de conservação as informações e documentação referentes ao projeto, construção, operação, manutenção, segurança e ,quando couber, desativação da barragem.
Os 12 gerentes da Cogerh foram instruídos a contribuir de forma positiva com o cadastro de barragens de cada região. A gerência de Limoeiro do Norte já havia iniciado esse trabalho de cadastro das barragens do Baixo e Médio Jaguaribe.

Como sugestão, o secretário Teixeira aconselhou que os gerentes buscassem parceria com as Universidades Estaduais e Federais na busca por identificação de barramentos. “Universidades estão sempre em busca de pesquisas e vocês podem ajudar na execução dessas pesquisas e eles podem ajudar a Cogerh com informações”, concluiu.

A Secretaria dos Recursos Hídricos realiza mensalmente reuniões e seminários em municípios escolhidos pela célula de segurança de barragens para explanação da importância do Cadastro Estadual de Segurança de Barragens. Ainda esse mês, os municípios de Iguatu, Quixelô, Cariús, Júcas, Acopiara e Orós irão receber a comitiva da SRH para reunião de cadastramento.

Gestão Hídrica

Outros assuntos abordados durante a reunião foram infraestrutura hídrica, gestão de recursos hídricos e controle sócio ambiental.