Gestão Documental no Ciclo de Palestras da SRH

7 de agosto de 2009 - 12:04

A Secretaria dos Recursos Hídricos deu início nesta quinta-feira, dia 6, ao seu Ciclo de Palestras objetivando a incorporação dos modernos princípios em recursos humanos, educação ambiental, saúde pessoal, capacitação e crescimento humano destinados aos servidores do Sistema SRH. A abertura do encontro contou com a presença do Secretário dos Recursos Hídricos, Cesar Pinheiro, Secretário Adjunto, Daniel Sanford Moreira, Orientadora da Ceadm-Célula Administrativa da Coafi-Coordenadoria Administrativo-Financeira, Fátima Montezuma e outros convidados.

A palestra inicial, proferida pela arquivista Rita São Paio, da Sinforme Serviços e Informação – empresa conveniada para prestar serviços à Secretaria –, tratou do tema gestão documental. Logo após, cada um dos presentes recebeu sua “squeezer”, recipiente que passou a ser usado para beber água substituindo os copos descartáveis, uma ação higiênica e econômica desenvolvida pelo Conpan-Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente junto aos servidores de todas as Secretarias e demais repartições do Estado. Cerca de 70 participantes prestigiaram o evento, realizado no auditório do edifício da Seinfra/SRH-Secretraria de Infra-Estrutura e Secretaria dos Recursos Hídricos, no Cambeba.

Na ocasião, o Secretário destacou o trabalho que a Ceadm vem desenvolvendo, sobretudo no sentido de aperfeiçoar a gestão administrativa e integrar os setores da SRH. Ainda na abertura, a orientadora Fátima Montezuma afirmou que será implantado o Programa SRH Face a Face e o Programa de Admissão e Desligamento da SRH. O primeiro consiste em reunir todas as Coordenadorias desta Secretaria para que cada uma apresente o seu desempenho e o que desenvolve, vindo a influenciar na melhoria das relações interpessoais, a partir dos encontros que serão realizados. Já o segundo objetiva aperfeiçoar a gestão e evitar o desgaste administrativo por qualquer motivo. Todos esses programas serão lançados às 9 horas do próximo dia 13.

O evento contou com a presença de coordenadores, orientadores, servidores, estagiários, funcionários terceirizados, além de parte da equipe que atualmente desenvolve o trabalho de gestão documental na Secretaria. Esta é a primeira de uma série de palestras que a SRH estará promovendo e a intenção é que sejam realizadas mensalmente. No decorrer da palestra foi enfatizada a necessidade de se ter o devido cuidado com os arquivos e documentos nas instituições públicas, serviço esse que a Secretaria dos Recursos Hídricos já desenvolve desde março deste ano.

Além dos copos descartáveis, os depósitos de lixo também serão substituídos por depósitos ecológicos. Trata-se do Projeto “Agenda Ambiental na Administração Pública” (A3P), coordenado pelo Conpan, por meio da COEAS-Coordenação de Educação Ambiental e Articulação Social. É um projeto que visa diminuir o custo de energia nas instituições, o uso de copos descartáveis, desperdício de água, de papéis, entre outros.

Assessoria de Imprensa da SRH
Fort. 07/08/09