Gestão Hídrica do Ceará é destaque em Seminário

26 de junho de 2019 - 09:12

Diferentes visões sobre agricultura irrigada e recursos hídricos são apresentadas ao público do seminário Brasil Espanha na UFC

Abertura do Seminário no auditório da Zootecnia da UFC

O auditório de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará- UFC recebeu nesta terça-feira (25) a abertura do Seminário Brasil Espanha de Agricultura Irrigada, que foca na gestão da água na agricultura irrigada, apostando na troca de experiências entre os países. O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SRH, Ramon Rodrigues, participou do evento palestrando sobre os Recursos Hídricos do Ceará e a alocação de água para agricultura.

“A integração entre as nações é uma grande oportunidade para os nossos estudantes e pesquisadores, que atualmente contam com a tecnologia como aliada”, frisou o secretário Ramon.

O seminário tem o objetivo de analisar o cenário da gestão da água, a cooperação e capacitação na temática dos recursos hídricos e fortalecimento na participação técnica nos processos de gestão dos recursos hídricos e ampliação no investimento em pesquisa e inovações sobre governança da água, fundamentalmente na utilização de ferramentas e tecnologia social. Além disso, o Seminário proporciona o ambiente para debates, transferência de conhecimentos e troca de experiência entre Brasil e Espanha no setor da irrigação

Para o reitor da UFC, Henryi de Holanda Campos, o Ceará é destaque em educação e pesquisa por ter sempre iniciativa de eventos que proporcionam a troca de experiências. “São muitos desafios encontrados no Nordeste, em especial no Ceará, mas a expertise dos cearenses, principalmente em pesquisas, faz com que nós estejamos sempre à frente. Esse evento é a prova de que o Ceará quer crescer, buscando alternativas em outras culturas e mostrando também, o que temos de melhor, para aplicação no mundo a fora”, concluiu.

Troca de Experiências

Promovido pelo Instituto Future o evento tem foco na gestão da água na agricultura irrigada, apostando na troca de experiências entre Brasil e Espanha. A Espanha é hoje um dos países mais avançados na irrigação, tendo a fruticultura como destaque. O evento também discute o uso consciente do recurso e ressaltar a questão de sobrevivência não apenas para o campo, mas também para o meio urbano.

O secretário executivo do Agronegócio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará – Sedet, Sílvio Carlos, frisou a importância do principal objetivo do evento: a troca de experiência entre os países. “Existem muitas experiências na Espanha que podem ser aplicadas no Brasil. Muitas áreas espanholas têm o mesmo clima no Nordeste brasileiro, então precisamos compreender que as experiências exitosas precisam ser replicadas, assim como, tenho certeza, que a Espanha se atrairá por muitas experiências que são realizadas aqui no Ceará. São essas atitudes que fazem o crescimento”.

Recursos Hídricos no Ceará

Após a abertura, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SRH, Ramon Rodrigues explanou para o público, detalhes da Gestão Hídrica do Ceará e as ações que são realizadas para evitar o colapso hídrico. “Aqui no Ceará a escassez hídrica não é aliada da agricultura. Por isso, para que se tenha água para população e continuemos com a agricultura várias medidas foram tomadas e com isso o Ceará tem se destacado com sua gestão hídrica organizada e competente”, comemorou o secretário.

Secretário Ramon Rodrigues

Na apresentação o público presente conheceu as características físicas e ambientais do Estado do Ceará e os eixos de atuação da Secretaria dos Recursos Hídricos. O secretário Ramon explicou com detalhes todas as funções da SRH e suas vinculadas. “… no Estado do Ceará nós temos 155 açudes monitorados pela Cogerh, 18 milhões de armazenamento de água, 439 km de canais, 1.250km de adutoras, 32 estações de bombeamento.”, explanou.

Ainda na apresentação de Gestão Hídrica, o secretário apresentou os dados do Programa Malha D’água, Eixão das Águas, barragens, açudes estaduais, entre outras ações que fazem parte do sistema hídrico cearense.

Stand

Durante o evento, o stand do Sistema Hídrico do Ceará (SRH, Cogerh, Sohidra e Funceme) destacou o modelo de gerenciamento hídrico, além da divulgação do Plano de Ações Estratégicas de Recursos Hídricos do Ceará, documento que prospecta diretrizes para o setor de recursos hídricos, advindo, essencialmente, das lições aprendidas no último período de seca.