Gestão hídrica: secretário Teixeira faz balanço do trimestre

30 de março de 2020 - 14:29

Mesmo em meio à Pandemia do Covid-19 o grupo de Contingência do Estado do Ceará, formado por representantes de órgãos ligados aos Recursos Hídricos e presidido pelo secretário Francisco Teixeira, continua atualizando sistematicamente as ações e balanços de ofertas e demandas de recursos hídricos, tendo, assim, informações sempre recentes. Uma das atividades estratégicas da gestão hídrica consiste na avaliação das possibilidades hídricas de cada município, bem como a atualização dos aportes e do balanço hídrico de cada região. O secretário Francisco Teixeira abordou alguns temas importantes, referentes ao primeiro trimestre de 2020.

Quadra chuvosa e aporte hídrico

O Estado do Ceará viveu nos meses de janeiro, fevereiro e março uma quadra chuvosa com característica de boa distribuição de água, atingindo todas as regiões. De acordo com o secretário Teixeira, a recarga nos reservatórios cearenses está acontecendo de forma positiva no sul do Estado, mais precisamente na Bacia do Salgado, bem como na região do Cariri, Alto Jaguaribe e Sertão dos Inhamuns, e também da região oeste do Estado, Sertões de Crateús, Bacia do Coreaú, Serra da Ibiapaba e Acaraú.
“Vale ressaltar que as recargas ainda não foram representativas na bacia do Curú, Coreaú e do Baixo Jaguaribe, assim como na Região Metropolitana de Fortaleza, mas como as chuvas estão com uma melhor distribuição no território cearense e hoje já temos ultrapassado os 26% de reservas hídricas em nossos reservatórios, sendo no primeiro trimestre, um maior aporte, vamos aguardar os meses de abril e maio para novas definições”.

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, divulga uma Resenha Diária com a relação dos açudes monitorados que receberam aporte hídrico nas últimas 24h. A Resenha pode ser acessada em: http://saladeimprensa.ceara.gov.br/todospelaagua

Prognóstico da Funceme

Segundo o prognóstico da Funceme, existem possibilidades de 40% de chances de chuvas dentro e acima da média até o mês de maio. Os modelos de previsão climática indicam ainda uma diferença espacial norte-sul, de modo que na região sul do Estado a categoria mais provável é em torno da média. Teixeira explica que pelo que foi observado nos últimos anos deve haver uma redução da intensidade das chuvas no mês de maio, mas que se as chuvas de abril se concentrarem em todo o território deve existir uma boa recarga nos açudes. “Vamos torcer para que haja uma boa recarga hídrica nos nossos reservatórios, assim como foi apresentado no primeiro trimestre de 2020. Segundo a Funceme nós ainda teremos boas chuvas, acima da média no mês de abril o que nos faz torcer por bons aportes”.

Castanhão e Orós

“O reservatório Castanhão iniciou a quadra chuvosa com 170 mi m³ e hoje de encontra com 210 mi m³, ou seja, possui um estoque de água que representa algo em torno de 9,83% de sua capacidade. Já o reservatório do Orós, que iniciou a quadra chuvosa com um pouco mais de 90 milhões de m³ se encontra hoje com quase 300 milhões. O Orós se encontra hoje com mais de 15% de sua capacidade”, informou o secretário.

Vale ressaltar que a situação dos reservatórios ainda é crítica, porém como referência os meses de fevereiro e março, o ano de 2020 teve uma recarga representativa. O secretário Teixeira ainda torce por mais chuvas no sul do Estado, garantindo mais aporte para os reservatórios Castanhão e Orós. “Será muito importante para a garantia hídrica dos próximos anos que o mês abril traga chuva para o sul do Estado, podendo assim aportar significativamente os nossos reservatórios”.

Ações Estruturantes

O Governo do Ceará mantém suas ações estruturantes mesmo no período chuvoso para aumentar a resiliência as secas. O secretário lembra que existem anos com chuvas mais abundantes e anos com chuvas mais escassas, como foi vivenciado nos últimos anos. “Se em 2020 nós temos chuvas pouco mais abundantes, no futuro podemos voltar a ter períodos mais longos de chuvas escassas, então não podemos parar com as obras. Ações como perfuração de poços permitem que se tenha uma rede para o abastecimento da população rural e urbana, mesmo sendo complementar. Outra ação é a instalação de dessalinizadores e e chafarizes para atendimento da população rural com água de qualidade”, explicou o secretário.

As ações realizadas pelo Governo do Ceará são estruturantes e tem o objetivo de aumentar a garantia de água da população, seja para atividades produtivas ou abastecimento humano, mesmo naqueles anos de secas prolongadas.

Cinturão das Águas e São Francisco

Devido as intensas chuvas no sul do Estado, principalmente na região do Cariri, as obras do Cinturão das Águas – CAC tiveram sua velocidade prejudicada. Segundo o secretário Teixeira no ano de 2019 as obras foram prejudicadas por conta do atraso de repasses federais. “Tivemos em 2019 atrasos de repasses para o CAC, somente no fim do ano a situação financeira foi normalizada, através do Ministério do Desenvolvimento Regional. Hoje nós temos dinheiro em caixa para a continuidade da olha com a finalização do trecho emergêncial e a preparação para o reinicio das obras dos lotes 3 e 4 que são os últimos que faltam para a conclusão”.

Sobre o Projeto de Integração do São Francisco, o secretário Teixeira informa que as notícias obtidas são que as obras sofreram algum prejuízo de velocidade devido as chuvas que caíram no sertão pernambucano e no sul do Ceará. “Mesmo com as obras em velocidade mais lenta, devido aos últimos fatores, acreditamos que no decorrer do ano de 2020 as águas estejam chegando em território cearense”.