Governador Cid Gomes inaugura Eixão das Águas

16 de março de 2009 - 12:37

Com a presença dos Ministros Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional, e Dilma Rousself, da Casa Civil, e de outras autoridades, além do público em geral, o Governador Cid Gomes inaugura quinta-feira próxima, dia 19, os trechos 2 e 3 do Eixão das Águas que transferirá água da barragem do Castanhão para o sistema que abastece Fortaleza. A solenidade que está programada para às 9h30min daquele dia, ocorrerá no local onde se dá o encontro entre o canal e o açude Pacajus que, juntamente com os açudes Riachão, Pacotí e Gavião fazem o abastecimento da capital cearense.

Antes do ato inaugural, o Chefe do Executivo cearense assinará dois financiamentos com o Banco Mundial, voltados para novos investimentos. O primeiro ganhará novas ações de desenvolvimentos setoriais e, o segundo, de apoio ao Projeto São José, numa colaboração direta ao produtor rural. Em seguida, a convidará a Ministra da Casa Civil a acionar a abertura da décima segunda comporta por onde passará a água proveniente do Castanhão, construído no Vale do Jaguaribe, a 167,2 km de Pacajús. E, ao final, assinará a Ordem de Serviço para construção do Trecho 4 do Eixão das Águas.

EIXÃO DAS ÁGUAS

Com a inauguração dos Trechos 2 e 3 do Eixo das Águas, toda população da RMF-Região Metropolitana de Fortaleza, formada por 14 cidades, com cerca de 3,5 milhões de habitantes, mais os distritos industriais dos municípios de Maracanaú, Horizonte, Caucaia e Pacajús já podem receber água da Barragem do Castanhão. Neste momento, o principal eixo de transferência de água do Estado tem uma extensão de 167,2 km, entre o Vale do Jaguaribe e a capital cearense, passando, ao longo do seu curso, por 15 municípios do Médio e do Baixo Jaguaribe. Até 2010 estarão concluídos os dois últimos trechos, o primeiro já em obras, aumentando para 255 km todo o seu comprimento de água canalizada, até chegar ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Os investimentos nos três primeiros trechos, de um total de cinco, somam a quase R$ 1 bilhão com financiamentos do Banco Mundial, BNDES-Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Ministério da Integração Nacional, através do PAC-Programa de Aceleração do Crescimento, além da contrapartida do Governo do Estado. Para os dois últimos trechos estão previstos investimentos de quase R$ 500 milhões, o que permite admitir investimentos totais de R$ 1,5 bilhão até 2010, quando o Eixo da Integração estará concluído, sem contar com a construção da ETA-Estação de Tratamento de Águas-Oeste, em obras no Trecho 5, em Caucaia, com gastos de R$ 28 milhões, e outras mais.

No começo, a vazão da água do canal é de 11 metros cúbicos por segundo (11 mil litros de água por segundo). Na segunda etapa esta capacidade dobrará para 22m3/s (22 mil litros por segundo). Fortaleza consome, atualmente oito mil litros por segundo.

TRECHOS

O Secretário dos Recursos Hídricos, Cesar Augusto Pinheiro, considera, em princípio, que está tudo perfeito e lembrou que o Trecho 1 foi inaugurado em 2004. Na construção dos três primeiros trechos do Eixo da Integração, que medem no total 167,2 km, já foram investidos, até aqui, cerca de R$ 916 milhões 691 mil e 341.

Na encosta da Barragem do Castanhão, localizada próxima a cidade de Jaguaribara, começa o Trecho 1 do Eixo da Integração, inaugurado em 2004. Acha-se, portanto, entre o Castanhão e o Açude Curral Velho, município de Morada Nova. Foram investidos R$ 259 milhões 106 mil e mede 54,7 km de extensão; o Trecho 2 situa-se entre o Açude Curral Velho e Serra do Félix, medindo 46,2 km e investimentos de R$ 264 milhões 167 e 368; e o Trecho 3, entre Serra do Félix e Açude Pacajus, na cidade do mesmo nome, mede 66,3 km e estão concluídos investimentos em torno de 393 milhões 416 mil e 964. O Pacajus faz parte dos quatro reservatórios que compõem o sistema de suprimento de água da RMF – Pacajús, Riachão, Pacotí e Gavião, afora o apoio do açude Aracoiaba que é mais uma alternativa de suprimento d’água de Fortaleza. .

De acordo com o Secretário Cesar Pinheiro, estão em andamento as obras do Trecho 4 do Eixão – ampliando a interligação dos Açudes Pacajus-Riachão-Pacotí e Gavião, que fazem a ETA-Estação de Tratamento de Água-Fortaleza, numa extensão de 33,9 km, investimentos previstos em R$ 140 milhões 346 mil e os trabalhos deverão estar concluídos em 15 meses. Por último, o Trecho 5, que ligará o Açude Gavião, em Fortaleza, até o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, onde serão gastos cerca de R$ 320 milhões. A extensão é de 55,1 km.

Segundo ainda o titular da SRH, com a conclusão do Eixão, em toda a sua dimensão, várias comunidades urbanas e rurais, onde se situam praias, lagoas e outras atrações turísticas, na região Oeste de Fortaleza, vão contar, em breve, com água vinda do Castanhão, já que está em construção a ETA-Estação de Tratamento de Água-Oeste, que absorve R$ 28 milhões. Isto sem se falar nos municípios situados por onde passa o canal.

SRH-Fort. 16/03/2009