Governador Cid Gomes inaugurará amanhã, dia 03, Trecho IV do Eixão das Águas

2 de outubro de 2012 - 16:38

Em presença do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que representará a Presidente Dilma Rousseff, o Governador Cid Gomes inaugurará, às 14 horas de amanhã, dia 03, Trecho IV do Eixão das Águas. Trata-se de investimentos da ordem de R$ 195 milhões, onde o Governo Federal participa, através do PAC-Programa de Aceleração do Crescimento, com cerca de R$ 148 milhões, e R$ 47 milhões pelo Governo do Estado, na forma de contrapartida.

O Secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Daniel Sanford Moreira, informou que a solenidade de inauguração ocorrerá ao leste do Açude Pacajus, onde termina o Trecho III e começa o Trecho IV em continuidade ao Eixão das Águas, que ainda este ano terá concluído o Trecho V, passando a transferir água do Açude Castanhão diretamente ao CIPP-Complexo Industrial e Portuário do Pecém, alcançando os 255 quilômetros totais de comprimento.

Este Trecho IV é composto por cerca de 34 km de canais abertos (06), 2,9 km sifões (04), 1.075 metros de túneis e um aqueduto de 110 metros que passa sobre o Canal do Trabalhador. Referido trecho que logicamente complementa os trechos 1, 2 e 3 do Eixão das Águas (o maior eixo de transferência de águas por gravidade) passa pelos municípios de Pacajus, Cascavel, Horizonte, Itaitinga e Pacatuba, que integram a Região Metropolitana de Fortaleza e onde se situa o sistema responsável pelo abastecimento de água da capital cearense, compostos pelos reservatórios Pacajus, Riachão, Pacoti e Gavião.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 02/10/2012