Governador Cid Gomes inaugurará ETA-Oeste na terça-feira

30 de setembro de 2011 - 18:38

Estima-se que pelo menos 500 mil pessoas residentes na zona Oeste da Região Metropolitana de Fortaleza serão atendidas pelo sistema de abastecimento de água tratada pela ETA/Oeste-Estação de Tratamento de Água que será inaugurada pelo Governador Cid Gomes às 9h30min de terça-feira próxima, dia 04 de outubro. O ato inaugural acontecerá na própria Estação de Tratamento, construída pelo Sistema SRH/SOHIDRA no vizinho municípiode Caucaia, e faz parte do Trecho V do Eixão das Águas.

Segundo o Secretário dos Recursos Hídricos, Cesar Augusto Pinheiro, a ETA/Oeste representa um investimento da ordem de R$ 32 milhões, recursos oriundos do Governo Federal, através do Ministério da Integração, e contrapartida do Governo do Estado. A COGERH-Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, vinculada da SRH, será a concessionária da ETA-Oeste a quem caberá a assinar com a CAGECE-Companhia de Água e Esgotos do Ceará o Termo de Seção de Uso das águas tratadas e distribuídas às populações beneficiadas de Caucaia e toda zona Oeste da RMF.

A ETA-Oeste é composta por cinco módulos de filtração de água – uma filtração simples e quatro filtrações duplas – cada uma com vazão variável entre 1,5 m3/s e 5 m3/s. Possui, ainda, dentre outras dependências, a administração e laboratório, casa de bombas, subestação de energia ao nivel do solo de 2000 KVA/13.800-380/220 V, lagoa de adensamento e secagem de lodo, produtos químicos, componentes de uso a câmara de contato, reservatório de água de lavagem, estação elevatória de água de lavagem de filtros, tanque de recepção e equalização de água.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 30/09/2011