Governador entrega dessalinizadores e autoriza poços em Apuiarés

29 de junho de 2018 - 15:57

“Uma das maiores preocupações da minha gestão é a falta de água, pois enfrentamos, em 2015, o quarto ano consecutivo de seca. Portanto, é muito simbólico, no dia do aniversário da cidade, entregar esses dessalinizadores para população do município. São equipamentos que transformam água salgada em água doce e permitem à população alternativas para conviver com a seca.” Foi assim que o governador Camilo Santana saudou os moradores de Apuiarés, localizado a 123 km de Fortaleza, na Região Norte do estado, na noite desta segunda-feira (25). Ele esteve no município para inaugurar 4 dessalinizadores, que vão beneficiar cerca de 180 famílias de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das comunidades de Salgado (100 famílias), Lages (20), São Francisco (28), e Lagoa Grande (31). Os investimentos, que superam meio milhão de reais (R$ 523,8 mil), são do Programa Água Doce (PAD), do Governo Federal. No Ceará, está 160125 MUNICIPIO APUIARES MG 2417 webprevista a implantação de 222 sistemas de abastecimento d’água com dessalinizadores em comunidades rurais de 44 municípios do sertão, melhorando a vida de 80 mil cearenses.
Uma das beneficiadas foi a dona de casa Maria Lidiane de Oliveira, de 30 anos, que disse viver outra realidade com o programa. “Nossa comunidade está muito feliz de ter sido beneficiada com esse programa. Antes, tínhamos que construir reservatórios grandes para aparar a água da chuva. Agora, a realidade muda. Nós vamos conseguirtransformar água ruim em água boa, com esses dessalinizadores”, enfatizou.
Na ocasião, o governador assinou ainda o termo de adesão para perfuração de poços profundos que beneficiarão os moradores das localidades de Lagoa das Pedras, Riacho Fresco, Boqueirão, Vila São João, Riacho do Meio e Caetano. O investimento para a obra é de R$ 150 mil. A entrega dos dessalinizadores e a autorização para construção de poços profundos marcaram o aniversário de 59 anos de emancipação política do município.
160125 MUNICIPIO APUIARES MG 2482 webO secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, lembrou do compromisso do Governo do Estado com os cearenses. “Por determinação do governador, não deixaremos a cidade entrar em colapso, em hipótese alguma. Por isso, estamos hoje aqui no município para trazer todos esses benefícios para população apuiareense. Obras simples, mas muito importante para comunidade rural”, salientou.
O governador anunciou também que o Governo do Estado irá realizar a construção de uma adutora para atender a cidade. “Continuaremos com as ações de enfrentamento a seca, independente de bom inverno ou não. Temos que estar preparados para que, em um ano de dificuldades, tenhamos alternativas. Portanto, quero anunciar, no dia do aniversário da cidade, que o Governo do Estado irá fazer a adutora de Apuiarés”, informou.
A solenidade contou ainda com a presença do secretário Josbertini Clementino (STDS); do presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; do deputado estadual Roberto Mesquita; do prefeito do município, Francisco José Gois; prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região, que, ao final, acompanharam um vídeo em homenagem ao aniversário da cidade.
O Programa Água Doce (PAD)
Ação do Governo Federal que promove e disciplina a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semiárido. O programa já beneficia cerca de 100 mil pessoas em 154 localidades do Nordeste, ampliando suas ações para garantir o acesso à água de qualidade nessas comunidades.
Em 2015, o Governo do Estado já beneficiou com o programa oito comunidades de Pentecostes (Bandeira/Inchú, Boa Vista, Lagoa de Dentro, Jurema/Aroeira, Riacho dos Moços, Salgado do Cosmo Chagas, Sítio do e Riacho dos Marfins), também na Região Norte. Na ocasião, foram investimentos R$ 1,05 milhão com a implantação de água de qualidade para 245 famílias de comunidades rurais do município. A instalação dos equipamentos vem sendo realizada em três lotes: dois, que contemplam 24 municípios; e o terceiro, que atenderá outros 20 municípios.
MUNICÍPIOS ATENDIDOS PELO PAD
LOTE 1: Miraíma, Irauçuba, Itapajé, Umirim, Tejuçuoca, Apuiarés, Pentecoste, Gal. Sampaio, Paramoti, Caridade, Canindé, Sta Quitéria, Itatira e Madalena.
LOTE 2: Mons. Tabosa, Boa Viagem, Independência, Quiterianópolis, Tauá, Arneiroz, Catarina, Saboeiro, Aiuaba e Salitre.
LOTE 3: Barreira, Chorozinho, Aracoiaba, Ocara, Itapiúna, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Morada Nova, Palhano, Russas, Banabuiú, Jaguaretama, Jaguaribara, Alto Santo, Milhã, Mombaça, Piquet Carneiro, Acopiara e Umari.
Fotos: Carlos Gibaja / Governo do Ceará
26.01.2016