Governador inaugura Açude Pesqueiro, no dia 24

17 de abril de 2009 - 11:02

O Governador Cid Gomes inaugurará às 10 horas de sexta-feira da próxima semana, dia 24, o Açude Pesqueiro, construído pela Secretaria dos Recursos Hídricos no município de Capistrano, situado na região do Maciço de Baturité e integrante na Bacia Hidrográfica Região Metropolitana de Fortaleza. Com capacidade para armazenar 8 milhões e 200 mil metros cúbicos de água, o novo reservatório absorveu investimentos da ordem de 1 milhão e 500 mil reais, recursos provenientes do Progerirh-Programa de Gerenciamento e Integração de Recursos Hídricos da SRH, que é financiado pelo Banco Mundial e recursos próprios do Estado.

Além do reservatório, a obra hídrica compreende, também, uma Agrovila de reassentamentos composta por 50 casas já ocupadas por igual número de famílias retiradas da bacia hidráulica do novo açude, bem assim, escola, igreja e redes de distribuição de água e de energia elétrica.

Capistrano tem uma população formada por 17 mil habitantes, conforme o censo demográfico do ano passado, e acha-se a uma distância de 120 quilômetros da Capital.

O Secretário dos Recursos Hídricos do Estado, Cesar Augusto Pinheiro, disse que a obra faz parte da Política Estadual de Recursos Hídricos, fortemente apoiada pelo atual Governo do Estado, que objetiva, principalmente, o abastecimento de água ao consumo humano além de assegurar condições ao desenvolvimento social e econômico estadual.

Para este ano, a SRH prevê o início da construção dos açudes Missi, no município de Miraíma, na zona norte do Estado, e Riacho da Serra, em Ibicuitinga, no Vale do Jaguaribe. Ainda com recursos financeiros do Progerirh e do PAC-Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, Banco Mundial e do Estado, sendo preparadas as licitações dos açudes Amarelas, em Beberibe; Gameleira, em Itapipoca; Jatobá, em Ipueiras; Jenipapeiro, em Baixio; Mamoeiro, em Antonina do Norte; e Umari, em Madalena, todos considerados de tamanho médio. Outras obras de açudagem, adutoras e canais já estão projetadas, revelou.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 17/04/2009